segunda-feira, 2 de maio de 2016

Aplicativo promete reduzir Fraudes em Compras com Cartão de Crédito


Um novo aplicativo para celular em processo de implantação no Brasil permitirá ao usuário suspender temporariamente os cartões de crédito, débito e pré-­pagos para as transações no comércio eletrônico, lojas e shoppings.

O objetivo é evitar fraudes potenciais e dar mais segurança para consumidores e lojistas. A suspensão temporária dos cartões será feita por meio de uma chave do tipo liga-­desliga no celular, em que o usuário habilita o cartão por alguns minutos, efetua um determinado pagamento e logo depois desativa o uso. Se os dados de um pagamento forem capturados, por exemplo, por um hacker, não poderão ser usados se o cartão estiver desligado. É o que ocorre quando o banco envia um cartão novo ao cliente: ele não funciona até o usuário habilitá­-lo. No caso, a habilitação ocorre pelo aplicativo. Chamado GogoNogo, o aplicativo foi desenvolvido pela startup americana First Performance Global, do Vale do Silício, que tem entre os principais sócios a Mastercard. Toda vez que ocorrer um pagamento, o usuário do cartão receberá um alerta com os detalhes da transação.

No Brasil, as fraudes nas operações presenciais, com senha, nos pontos de venda caíram em mais de 90% após os bancos implantarem os cartões com chip e enviarem mensagem de texto com alerta após cada operação. A maioria dos problemas hoje ocorre nas compras online: estima­-se que até 30% das tentativas são fraudes. Quando isso acontece, o lojista assume o prejuízo se o portador do cartão não reconhecer a transação.

Por enquanto, só o Bradesco oferece o serviço no Brasil e apenas para os cartões da Casas Bahia. A novidade deve ser liberada nas próximas semanas para outras redes varejistas. No caso da Casas Bahia, o GogoNogo foi customizado para funcionar apenas para o comércio eletrônico. O aplicativo já foi baixado por mais de 100 mil usuários. (Com informações do Jornal do Commercio)