sábado, 14 de maio de 2016

OPINIÃO: Garanhuns e a Voz das Rodas Políticas


OPINIÃO - As Rodas Políticas são importantes termômetros nesse momento que antecede o pleito eleitoral nos Municípios. Em todas as cidades, sempre há um bar, uma padaria, uma barbearia, um café, enfim, um ponto de encontro daqueles que conjecturam as alianças, discutem os percentuais nas pesquisas, fazem apostas..., questionam e até traçam os rumos da política local.

Aqui em Garanhuns não precisa andar muito para encontrar um ponto capaz de ‘jorrar’ boas pautas para os Jornalistas. Seja no Colunata, no Brás, no Mercado 18 de Agosto, no Shopping Center Brasil, defronte a Ferreira Costa ou no Chocolate Sete Colinas, a política corre solta e muito do que é dito nesses e em outros pontos de Garanhuns se consolida nas chapas e sobretudo nas urnas.

Atualmente, a voz das Rodas Politicas dá como certa a apresentação do nome do empresário Givaldo Calado, do PP, como principal adversário do Prefeito Izaías Régis (PTB). Ainda que Izaías esteja disparado na frente, como reconhecem até mesmo os adversários mais ferrenhos, comentários apontam que Calado já apresenta o melhor percentual dentre nomes como a advogada Claudomira Andrade (DEM); Paulo Camelo (PCB); Walter Couto (PDT) e Ivan Júnior (PSDB). Todavia, pesa contra Givaldo uma suposta rejeição, que também é atribuída de forma acentuada a Paulo Camelo, e mais branda a Claudomira, Izaías, Ivan e a Walter da Celpe. Enfim, todos têm rejeição, o que é normal.

Os fofoqueiros de plantão, apelido carinhoso dado aos debatedores políticos, apostam que a escassez de nomes competitivos na disputa local vem fazendo com que Izaías cresça ainda mais com a proximidade do Pleito e nem mesmo um nome apresentado pelo Governador Paulo Câmara (PSB) faria frente ao projeto de reeleição do Prefeito. Seria o fenômeno do voto útil!

Ainda nas ‘bocas malditas’ é possível anotar a receita para Izaías transformar esse favoritismo em votos. Segundo os analistas, basta o Prefeito não errar, que a vitória virá naturalmente. Todavia, existe uma alerta: é bom não apostar no já ganhou, pois no caso de Garanhuns, com esse cenário de baixa competitividade, não basta apenas ganhar, tem que abocanhar o maior número de votos possível para que a vitória eleitoral, também seja política. Essa é voz das rodas políticas! (Carlos Eugênio)