sexta-feira, 13 de maio de 2016

ESTUDO APONTA: Segurança, Saúde e Pavimentação de Ruas são as maiores necessidades dos Garanhuenses


A população de Garanhuns elencou três áreas que necessitam de uma maior atenção por parte dos Poderes Constituídos: Segurança; Saúde e Calçamento/Asfalto de ruas. A informação foi apurada a partir do resultado de uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Datagreste. O Estudo, realizado entre os dias 1 e 4 deste mês, ouviu 402 pessoas nos bairros, distritos e localidades rurais do Município.

De acordo com a Pesquisa, 18,4% dos entrevistados disseram acreditar que a ampliação da segurança, com reforço do policiamento, é a principal necessidade em suas comunidades. Já 14,7% acreditam que os serviços de saúde também devem ser melhorados, inclusive com a contração de mais médicos para ampliar a oferta de Saúde Pública.   

Apesar das ações de infra-estrutura que vem sendo realizadas em Garanhuns pela Prefeitura, que segundo o Governo Municipal já beneficiaram mais de 300 ruas no Município, 11,7% dos entrevistados na pesquisa do Datagreste pontuam que essa é a principal necessidade na comunidade em que residem, enquanto que 8,5% defendem melhorias no Sistema de Iluminação Pública e 7,2% querem ações de Esgotamento Sanitário.

A falta de Postos de Trabalho foi apontada por 7,2% dos entrevistados na pesquisa. Já 4,7% defende a construção ou revitalização das praças e 3,2% querem melhorias no Sistema de Abastecimento D´água no Município. Ações de fortalecimento nos serviços de Mobilidade Urbana (2,5%); construção de Creches (1,7%) e Limpeza Urbana (1,2%) também estão entre as necessidades apontadas no estudo realizado pelo Instituto Datagreste. Investimentos na educação; nas estradas; construção de quadras esportivas e a instalação de novos containers foram citados por 0,5% (cada item) dos entrevistados na amostragem.         

COMPARANDO OS NÚMEROS – Em novembro de 2015, uma pesquisa do Instituto Datagreste revelou que a Limpeza Pública/Coleta de Lixo era o serviço mais bem avaliado pela população de Garanhuns, atingindo expressivos 78,8% de Ótimo e Bom. Os Containers instalados pela Prefeitura nas ruas da Cidade também agradavam a 60,8% dos entrevistados. Já os serviços educacionais apresentaram uma avaliação positiva de 49,5% dos pesquisados.

O outro lado da moeda, a rejeição, apontava que 58,3% dos garanhuenses registraram que as ações de Geração de Empregos não agradavam a população. Outros 43,5% consideravam que a Segurança Pública deixava a desejar, assim como o Sistema de Marcação de Exames e Consultas Médicas, que era desaprovada por 35,5% dos entrevistados.