domingo, 29 de maio de 2016

MAIS BELEZA NO PARQUE: Garanhuns ganha um novo Atrativo Turístico


Famoso por ser um dos espaços mais agradáveis de Garanhuns, o Parque Euclides Dourado ganhou um novo atrativo. Trata-se de uma bela escultura, que retrata as origens do nome da Cidade: Garanhuns, o lobo Guará e o pássaro Anum.   

A obra de arte nasceu do tronco de um dos eucaliptais que compõem a principal paisagem do Parque e foi esculpida por João Oliveira, escultor que também é Funcionário Público e desempenha a função de Guarda Municipal, atuando na Escola Miguel Arraes.

“Trata-se de uma homenagem a Garanhuns, essa cidade que adotei como minha”, pontuou João, que é natural de Bom Conselho, mas que aprendeu a gostar de Garanhuns desde 1991, quando veio morar na Cidade, enquanto serviu ao Exército Brasileiro, no 71º BI Mtz. Ele é Guarda Municipal desde 1998.

O Escultor/Guarda Municipal começou a desenvolver esse dom desde criança, mas diante das dificuldades para viver da arte nessa Região teve que desenvolver outros trabalhos, todavia o amor pela escultura sempre permaneceu vivo em seu coração. “Trabalho mais com encomendas e já fiz diversas obras”, revela João, que afirma conseguir reproduzir na madeira qualquer imagem figurativa.

Se revezando entre o serviço de guardar o Patrimônio Público e de embelezar ainda mais o Parque dos Eucaliptos, João Oliveira pretende fazer novas esculturas naquele Espaço. “O Parque é muito bonito, mas ainda pode melhorar. Sobretudo ao longo da pista de cooper, onde pretendo fazer novas esculturas. Só ainda não defini o que seria, mas vamos fazer outras obras no Euclides Dourado”, pontua João, revelando que a Prefeitura de Garanhuns viabilizou todo o material para a realização da arte do Guará e do Anum. “Dei a minha inspiração e o meu dom, os materiais foram doados pela Prefeitura”, registra o Escultor, que complementa: “estou muito feliz em concluir esse trabalho e ver as pessoas fotografando, admirando, pois peguei um toco e fiz uma obra de arte em homenagem a Cidade que aprendi a amar. Agora só falta uma camada de verniz, que vai garantir a proteção da obra”, apresenta João Oliveira.

A expectativa é que a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, órgão que administra o Parque, execute obras de urbanização no acesso a escultura. A ação também deve garantir que a peça seja preservada da ação de vândalos, inclusive com a instalação de luminárias. É Garanhuns ganhando mais um belo atrativo, que mesmo em fase de conclusão, já chama a atenção dos turistas e dos moradores da Cidade.

SIGNIFICADO DO NOME GARANHUNS - A origem do nome Garanhuns tem várias versões, sendo a mais comum a que diz tratar-se de palavra indígena identificadora de sítio dos Guarás (cães selvagens) e Anuns (espécie de pássaro preto). Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, o nome do Município é originário da expressão tupi antiga agûará nhum, que significa "campo (nhum) dos lobos-guarás (agûará)".