segunda-feira, 30 de maio de 2016

DIA ESPECIAL: Garanhuns recebe Símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016


Garanhuns vive um dia especial. É que nesta segunda-feira, dia 30, a Tocha Olímpica, um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos Rio 2016, passará pelo Município, num revezamento que vem circulando por todas as regiões brasileiras e será concluído apenas no próximo dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, com o início dos 31ª Jogos Olímpicos da era moderna.

Treze cidadãos, entre atletas e pessoas com belas histórias de superação conduzirão o símbolo olímpico na Cidade das Flores. A estudante garanhuense Maria Rhayssa Silva Bezerra (com a camiseta no centro da imagem ao lado), que estuda na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, será a anfitriã da Tocha Olímpica em Garanhuns e terá a honra de acender a Chama no início do revezamento. Ela foi escolhida pelo Ministério da Educação, após produzir uma redação sobre o tema Olimpíadas.

Além de Maria Rhayssa, que acompanhará o primeiro condutor da Tocha durante os 200 metros iniciais do percurso, que tem início defronte ao Relógio de Flores, também participarão desse momento histórico, o judoca Carlos Tevano; o professor Narclébio Rezende; o nadador Alysson Brasil; o cordelista Gonzaga de Garanhuns; o professor Jaefson Viera, além dos cidadãos Felipe Lima Pires Ferreira Dantas (confira a história desse condutor clicando AQUI), Denivaldo de Paulo Ramos, Ítalo Cavalcanti Carvalho, Gilberto Pantoja Falcão, Ademir Santos José, José Araújo Nilton e Hand da Silva Neris, que foram selecionados pela Coca-Cola, Bradesco e Nissan, patrocinadores do Evento.

Caberá ao cordelista Gonzaga de Garanhuns a honra de conduzir a Chama Olímpica nos últimos 200 metros do percurso. “Farei o trajeto xôteando (dançando xôte) até o palco montado na Praça Mestre Dominguinhos”, pontuou Gonzaga. O judoca Carlos Tevano receberá a Tocha defronte ao Supermercado Bonanza, na rua Barão do Rio Branco, no Centro, e conduzirá o símbolo até as proximidades do Shopping Center Brasil. “É muita emoção. Nesses quase 50 anos de vida confesso que já vivi muitas emoções, mas essa será especial”, registrou Tevano, dono de um invejável número de conquistas no esporte.

De acordo com informações da Prefeitura, a Chama Olímpica chegará a Garanhuns por volta das 13h30min. A saída do revezamento está prevista para às 14h47min e percorrerá o seguinte roteiro: Avenida Rui Barbosa - Avenida Júlio Brasileiro - Rua 15 de Novembro - Rua Dantas Barreto - Rua Barão do Rio Branco - Avenida Santo Antônio e Rua Nilo Peçanha, com chegada na Praça Cultural Mestre Dominguinhos prevista para as 15h21min.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Durante o revezamento, vários grupos culturais do Município vão apresentar suas manifestações em pontos estratégicos do percurso. Às 14h, no Relógio de Flores, acontece a apresentação dos Reisados de Garanhuns, com cinco grupos da cidade. Já às 14h30min, a Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo, regida pelo maestro Lulinha, se apresenta em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro. O momento de apoteose será no palco montado da Praça Cultural Mestre Dominguinhos, onde o cantor garanhuense Nando Azevêdo realiza o show de encerramento do Revezamento. A Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias de Cultura; Comunicação Social e Turismo, além da Controladoria Geral e AMSTT, dá suporte ao Comitê Olímpico Brasileiro na realização.