terça-feira, 17 de maio de 2016

MELHORES SALÁRIOS: Agentes de Saúde do Agreste aderem a Paralisação Nacional


Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias de Garanhuns e de todas as cidades do Agreste Meridional irão aderir à Paralisação Nacional da Categoria, que acontece nesta quarta-feira, dia 18. Eles reivindicam o reajuste no Piso Salarial, fixado há mais de dois anos. Eles também lutam contra o texto das Portarias nº 958 e nº 959, que versam sobre a possível extinção da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde (AC´s). 

Aqui em Garanhuns, coordenados pelo Sindicato da Categoria, os Agentes realizarão uma mobilização, a partir das 9h, com concentração defronte ao Parque Euclides Dourado. “Todos devemos estar devidamente fardados”, alerta a Agente Comunitária, Cristina Gueiros, diretora presidente da AMACS-GUS. Além da mobilização em Garanhuns, lideranças da Categoria estarão promovendo atos em Brasília-DF, no Congresso Nacional.

ENTENDIMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE – As Portarias nº 958 e 959, publicadas em 10/05/2016, versam sobre a uma inclusão dos técnicos de Enfermagem nas Equipes do Programa Saúde da Família. Segundo informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, Órgão que expediu as Portarias, “tal ato não produz qualquer ameaça aos cargos ocupados pelos ACS’s, assim como não exclui a possibilidade do surgimento de novas vagas, no citado cargo”, e que “a introdução dos técnicos de Enfermagem nas Equipes do Programa Saúde da Família não altera as atribuições dos ACS’s, conforme o que já está estabelecido. Cada profissional continua atuando em sua respectiva competência de trabalho”.