domingo, 15 de maio de 2016

FESTIVAL DE INVERNO: Sivaldo quebra o Silêncio e censura posição de Izaías


O Vereador Sivaldo Albino (PPS), líder da Bancada de Oposição na Câmara de Vereadores de Garanhuns e principal artífice da denúncia quanto ao suposto superfaturamento na contratação de atrações para o Festival de Inverno de Garanhuns do ano passado, quebrou o silêncio e comentou as recentes declarações do Prefeito Izaías Régis (PTB), que condicionou a contração de artistas para o Evento deste ano, a conclusão, por parte do Ministério Público, das investigações acerca da denúncia dos Parlamentares da Oposição.

“Ele não pode querer usar da situação Festival de Inverno e do momento que se atravessa, com a Crise, e querer dizer que se Garanhuns só tiver oito dias (de FIG) a culpa é dos Vereadores de Oposição. Nesse caso, o Prefeito é que está sendo irresponsável”, alertou Sivaldo, em entrevista veiculada no programa Falando com o Agreste, da Marano FM.

Ainda de acordo com o Vereador Oposicionista, a denúncia não teve fim particular e sim de garantir o bom emprego dos recursos do Município. “Nós estamos em defesa do zelo do dinheiro público. Independentemente de qualquer situação da Prefeitura, de quem faça parte de Governo, o nosso pensamento, o nosso intuito, é que as coisas sejam claras e transparentes”, pontuou Sivaldo, que arrematou: “ninguém está acima da Lei. Nem o Prefeito! Se Ele cometeu erro terá que pagar”, disparou Albino.

Apesar da posição de Sivaldo, o Prefeito Izaías Régis não sinaliza que mudará de ideia. “É questão de honra para mim! Se o Inquérito não for concluído até o evento, a Prefeitura não realizará contratações de artistas para o Festival de Inverno e os Vereadores da Oposição terão conseguido o que queriam: prejudicar Garanhuns!”, chamou a atenção o Prefeito Garanhuense, em recente entrevista ao Blog do Carlos Eugênio.

PERMANÊNCIA DOS DEZ DIAS NO FIG – Talvez numa tentativa de se antecipar a postura de Izaías, que pode cumprir o que sinaliza e não contratar artistas para o FIG deste ano, o Vereador Sivaldo Albino (PPS) solicitou, via requerimento apresentado na Câmara, que o Governo do Estado estude a possibilidade de manter os dez dias do Evento neste ano. A iniciativa do Vereador foi aprovada por unanimidade de votos. 

ENTENDA O CASO - O Inquérito Civil nº 94/2015 foi instaurado em outubro do ano passado, tendo sido motivado pela representação dos vereadores Cláudio Taveira (PP), Nelma Carvalho (PSB), Paulo Leal (PSB) e Sivaldo Albino (PPS), que integram a Bancada de Oposição ao Governo do Prefeito Izaías Régis (PTB), na Câmara de Garanhuns.

A época da denúncia, em agosto de 2015, os Parlamentares registraram que, de acordo com orçamentos enviados pelos escritórios de Ana Carolina e de Capital Inicial, pode ter havido um superfaturamento em torno de R$ 100 mil reais na contratação dos artistas, que a época, para muitos cidadãos garanhuenses “salvaram a programação do Evento”, que foi marcada pela diminuição de recursos por parte do Governo Estadual, principal financiador da realização.   

O Governo Municipal também se pronunciou no período da denúncia e negou as irregularidades, inclusive apresentando documentação, que segundo a Prefeitura, justificaria os investimentos de R$ 457 mil reais nas contratações das duas principais atrações do FIG 2015. Dias depois da denuncia e de toda a repercussão do fato, o Prefeito Izaías Régis (PTB) julgou a ação dos oposicionistas como “irresponsável” e “mentirosa” e garantiu que iria processar os Vereadores criminalmente pelo que chamou de “esquema” dos Oposicionistas para “lascar o Prefeito” e levar as denúncias à Mídia Nacional.