segunda-feira, 23 de maio de 2016

OPINIÃO: Um Vice ideal para Izaías


O Prefeito Izaías Régis já declarou por diversas ocasiões que o seu companheiro de chapa na disputa eleitoral de outubro próximo sairá da Câmara de Vereadores de Garanhuns.  

Apesar de sua bancada ser composta por nove Parlamentares, alguns sequer são cogitados para figurar ao lado do Prefeito no material publicitário da Campanha que se aproxima. Qualificação para tanto, todos têm, mas quem realmente disputa a vaga são os vereadores Gersinho Filho (PTB); Audálio Filho (PSDC); Haroldo Vicente (PSC) e Zaqueu Lins (PRB).

São quatro nomes e perfis totalmente diferentes. Gersinho tem como trunfo a juventude e uma promissora carreira política. Audálio é articulado e entende como poucos o funcionamento da máquina pública. A discrição é a marca de Haroldo, que tem na lealdade a sua principal vantagem. Já Zaqueu traria uma forte inserção nas comunidades carentes, as quais faz assistência desde que se elegeu Vereador em 2000. Dos quatro, apenas Haroldo ainda não presidiu a Câmara, apesar de ter chegado perto na escolha de 2014, todavia abriu mão do Cargo em nome da governabilidade. Em comum, apenas o fato de que nenhum deles traria um voto diferente para Régis. Seria o famoso “pão com pão”.

Mas, engana-se quem acredita que a decisão de Izaías só possa recair sob esses quatro nomes. O ex-prefeito Silvino Duarte (PTB) está no páreo, sobretudo pela proximidade que tem com o senador Armando Monteiro. Pesa contra Ele a desistência em 2012, o que para muitos, sepultou a sua carreira política em Garanhuns. Todavia, caso Izaías queira trazer o Ex-prefeito de volta ao cenário político da Cidade não terá melhor hora. O nome de Neide Brandão (PSDC), ex-gerente da Caixa, também é ventilado, mas sem força no núcleo duro do Grupo Político de Régis.  

Restaria a opção de ir buscar um voto diferente na oposição. Sivaldo Albino (PPS) e Claudomira Andrade (DEM) poderiam ser as opções. Mas essas possibilidades beiram o impossível, já que a se confirmar os números de pesquisas de consumo interno que vez por outra vazam para a Imprensa, o Prefeito não precisará dos votos do Vice para garantir a reeleição.

Mas qual seria o perfil ideal para o Vice de Izaías? Aquele que não atrapalhe! É que ligado em tudo e respirando política 24 horas por dia, o Prefeito já deve ter analisado todas as possibilidades. Ele certamente pesou os prós e os contra e tem o nome definido em sua cabeça. Izaías é inteligente. É o principal articulador político de Garanhuns e tudo que não precisará num segundo mandato é de problemas internos. Essa é a minha opinião, mas respeito a sua. (Carlos Eugênio)