domingo, 29 de maio de 2016

PROTESTO: Lotéricas em Pernambuco vão parar Atividades por uma Semana


As Casas Lotéricas do Estado de Pernambuco vão suspender parte de suas atividades no período de 4 a 11 de junho. O motivo é a falta de reajuste das tarifas repassadas aos estabelecimentos por parte da Caixa Econômica Federal, que não acontece desde 2012.

Para todas as transações realizadas pelas lotéricas, a exemplo de pagamento de boletos, realização de depósitos, quitação de contas como água e eletricidade, entre outros, a Caixa recolhe uma tarifa, e parte dela é destinada às Loterias. De acordo com o vice­-presidente do Sindicato dos Lotéricos de Pernambuco (Selepe), Ilídio Tavares, o último reajuste de tarifa significativo foi realizado em 2008. Apesar de outro ter acontecido quatro anos depois, em 2012, de acordo com ele, os valores repassados têm sido insuficientes para manter as lotéricas funcionando apropriadamente. "A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já elevou as tarifas que os bancos podem cobrar para cada operação dessas, mas o repasse pra gente os bancos não fazem", aponta Ilídio. Graças a isso, vários estabelecimentos estariam correndo risco de fechar por não conseguirem obter lucro ou mesmo quitar seus custos operacionais. "Por exigência contratual da própria Caixa, não podemos deixar de pagar nenhuma conta da lotérica, porque se isso acontecer, acabamos perdendo a loja. Então muitos estão precisando tirar do próprio bolso ou de outras fontes de renda para conseguir manter os negócios", revela Ilídio.

Atualmente, de acordo com a Federação Brasileira de Empresas Lotéricas (FEBRALOT), as Lotéricas são responsáveis por cerca de 87% de todos os pagamentos realizados no País e pelo recebimento quase total de benefícios sociais como Bolsa­ Família.


Por causa da paralisação de atividades nas loterias, durante toda a semana de 4 a 11 de junho, nenhuma unidade deverá receber pagamentos ou abertura de contas. Já as apostas poderão ser realizadas normalmente. Quanto aos depósitos, serão aceitos apenas até as 16h, que também é mesmo horário de funcionamento das agências bancárias. Outra medida tomada será o não recebimento de boletos do Banco Itaú, da segunda, dia 6, até a quarta-feira, dia 8. Já na quinta, 9, e na sexta-feira, 10, serão os boletos do Bradesco que ficarão sem possibilidade de pagamento. O Bradesco e o Itaú são responsáveis pela emissão de quase 60% dos boletos em todo o País.

Procurada, a Caixa Econômica Federal revelou que não foi informada ou notificada formalmente sobre eventual paralisação, total ou parcial, da Rede Lotérica, prezando pelo cumprimento das cláusulas contratuais e buscando a melhoria contínua das unidades lotéricas com investimentos em tecnologia, capacitação e ajustes de tarifas. Em Pernambuco, há cerca de 350 lotéricas atuando, das quais 200 estão localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR). (Com informações e arte do Jornal do Commercio)