quinta-feira, 16 de junho de 2016

ELEIÇÕES 2016: Tonho de Lula descarta União com o Padre Jorge em Iati


O Pleito Eleitoral em Iati neste ano tende a ser um dos mais concorridos da história daquele Município. É que faltando pouco menos de 60 dias para o prazo final de registro de candidaturas, cinco pré-candidatos estão na disputa: Alexandre Tenório (DEM); Tonho de Lula (PSB); Assis Tenório (REDE); Bozó (PSOL) e o Prefeito Padre Jorge, que deve disputar a reeleição pelo PTB.

Apesar de não existirem números oficiais, cogita-se nas rodas políticas do Município que o ex-prefeito Alexandre Tenório, filho do também ex-prefeito Luiz Tenório, está na frente na disputa. Todavia pesa contra o Democrata a rejeição, por parte do Tribunal de Contas do Estado, das prestações de contas referentes aos anos de 2009, 2010 e 2011 da sua Gestão, o que para alguns pode deixa-lo inelegível. Essa tese sequer é cogitada pelos partidários de Alexandre, que se mostram animados quanto a uma nova vitória nas urnas.

O Vice-prefeito Tonho de Lula (PSB), está rompido politicamente com o Prefeito Padre Jorge desde 2013, todavia ensaiou recentemente uma nova união com o Petebista. As conversações que sinalizavam para uma desistência do Padre Prefeito, que abriria mão da cabeça da chapa e também de uma possível Vice, não avançaram e o Pré-candidato do PSB voltou a bater forte no Prefeito. Segundo Tonho de Lula, o Padre Jorge desapareceu do Município, o hospital deixou de funcionar, as estradas se acabaram e a educação está um caos. “Minha candidatura surge da necessidade de Iati ter um Prefeito que cuide com carinho de sua gente, uma vez que o atual gestor frustrou o povo que nele acreditou”, comentou Antônio de Lula, em entrevista veiculada no Blog do jornalista Roberto Almeida.

Já o ex-secretário de Obras do Governo Padre Jorge, Assis Tenório, da Rede Sustentabilidade, também se mostra disposto a enfrentar as urnas em outubro próximo. Ele já foi Vereador e pautou seu trabalho parlamentar numa forte oposição ao Grupo dos Tenórios, que sempre teve na figura de Luiz Tenório, o seu principal líder. Assis já conta inclusive com uma estrutura de campanha e aposta no desgaste dos seus adversários para consolidar a sua candidatura.

Enquanto isso, Francisco Torquato, o popular Bozó, do PSOL, também exercia um cargo de confiança no Governo do Padre Jorge. Mesmo à frente da Diretoria de Esportes do Município, Bozó já fazia duras criticas a Gestão do Petebista, porém vem adotando um discurso mais ‘light’ nessa fase do processo eleitoral. “A nossa pré-candidatura é para o bem da nossa Cidade e não para o interesse particular de algumas pessoas que pensam que o eleitor é dominado por um grupo ou outro de políticos que não tem mais credibilidade política na nossa Cidade”, publicou Bozó, em seu perfil no facebook.

Apesar desse cenário desfavorável, o Padre Jorge (PTB) tenta viabilizar a sua reeleição. Mesmo diante das criticas dos oposicionistas, Jorge defende que durante o seu Governo o Município avançou. Segundo o Prefeito, as dívidas herdadas ainda vêm sendo pagas, sobretudo junto a Celpe e aos Servidores Municipais, assim como várias obras abandonadas pela gestão de Alexandre Tenório foram destravadas e concluídas. “Fomos a Brasília, lutamos nos Ministérios e conseguimos destravar os recursos e concluir as obras dos postos de saúde do Quati e da Bela Vista, assim como concluímos as obras do Centro Educacional do Quati e atualmente estamos trabalhando na conclusão das obras da Creche Municipal”, pontuou o Padre Jorge, que complementou: “estamos trabalhando nas obras de construção de duas Praças; dois Postos de Saúde e do Portal de Acesso ao Município, além de termos realizado a requalificação do Aterro Sanitário, que depois de ter sido abandonado pelo Governo anterior se tornou um lixão”, relembrou o Padre Jorge.

Apesar das dificuldades vivenciadas, o Prefeito também considera injustas as criticas ao trabalho desenvolvido na saúde e na educação. “As escolas do Município foram reformadas; os nossos professores são valorizados e recebem o piso salarial; temos merenda em dois momentos e os índices medidos pelo Ministério da Educação (IDEB) crescem a cada ano. Já na saúde, todos os Postos de Saúde estão com as equipes completas e temos Médico de plantão no Hospital seis dias na semana, faltando apenas o domingo. Também implantamos o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e fortalecemos o serviço de Saúde Bucal; adquirimos ambulâncias e mesmo nessa crise, estamos buscando manter a oferta de remédios regular”, adiantou o Prefeito. 

Centro Educacional do Quati.
Apesar das ofensivas dos antigos aliados, sobretudo do Vice-prefeito Tonho de Lula, o Padre Jorge segue apostando na união dos grupos. “Acredito que na hora certa essa união será consolidada! Uma ampla frente será formada, com o Padre Jorge, Tonho de Lula, Assis e Mané de Odete. Defendo que devemos estar juntos para que Iati não volte aos tempos da opressão e do desrespeito com o seu povo”, finalizou o Padre Jorge.