terça-feira, 14 de junho de 2016

Festival de Inverno terá Dez dias, Inclusive o Palco Mestre Dominguinhos


Garantido. O Festival de Inverno de Garanhuns vai contar com os seus tradicionais dez dias neste ano de 2016, tendo programação, inclusive no principal palco do Evento, o Mestre Dominguinhos. A informação partiu do empresário Mário Faustino, que é filiado ao PSB e lidera uma Comissão composta por membros da sociedade local que trata do assunto junto ao Governo Estadual.   

A definição veio após uma reunião realizada no final da tarde de hoje, dia 13, em Recife. Participaram do encontro, o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira; a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, e um grupo de empresários garanhuenses ligados a Partidos Políticos da base do Governo Estadual. Ivan Júnior (PSDB), Edival Veras, Mário Faustino e José Mário, todos do PSB, além dos advogados Alexandre Marinho (PSD) e Ivan Rodrigues (PSB) integraram a Comitiva. O Governador Paulo Câmara (PSB) não participou da Agenda, realizada no Palácio do Campo das Princesas.

“O Festival terá os dez dias e todos os palcos funcionarão como tradicionalmente ocorre”, pontuou Mário Faustino. “O Governo garantiu um aporte de recursos que viabilizará as contratações”, acrescentou Ivan Júnior, sem revelar, no entanto, o valor e a origem dos recursos, já que existia a expectativa de que a iniciativa privada investisse no evento, através da Lei Rouanet. Ainda segundo Ivan, um novo encontro será realizado na próxima terça-feira, dia 21, ocasião em que novas definições devem ser anunciadas.

“Mais importante do que garantir os dez dias foi à abertura desse canal de dialogo entre a sociedade de Garanhuns e o Governo Estadual. Essa foi sem dúvidas a grande conquista, já que podermos discutir não apenas o FIG, mas as demais ações do Governo em Garanhuns”, observou o advogado Alexandre Marinho. A posição de Marinho também foi compartilhada por Mário Faustino. “O Governo do Estado vai abrir as portas pra gente. Onde tiver um problema, vamos poder equacionar”, acrescentou Faustino.

O 26º FIG será realizado no período de 21 a 30 de julho e contará com atrações da região Nordeste, como ficou definido nos editais lançados pela Fundarpe. A realização também contará com oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, palestras, debates, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio cultural e outras atividades artístico-culturais.

POSIÇÃO DO PREFEITO – Diante da definição da duração do Evento, o Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Prefeito Izaías Régis (PTB) para saber se ele manterá a posição de não contratar atrações para reforçar a grade artística do FIG. Régis comemorou a decisão do Governo Estadual, mas se manteve irredutível quanto à decisão de só contratar artistas para o FIG caso o Ministério Público conclua as investigações referentes às denuncias de superfaturamento na contratação de artistas para o FIG do ano passado. (saiba mais, clicando AQUI)
   
“É muito bom saber que o Governo do Estado vai manter os dez dias do Festival, mas mantenho a minha posição: como o Ministério Público não deve concluir o Inquérito a tempo, não teremos prazo para contratar os artistas. Não vou fazer contratações sem que as de 2015 sejam esclarecidas, pois os Vereadores da Oposição (Sivaldo Albino, Cláudio Taveira, Nelma Carvalho e Paulo Leal) já se preparam para fazer novas denúncias, aproveitando, inclusive, o período eleitoral. A ideia deles é me prejudicar, mas estão prejudicando Garanhuns!”, chamou a atenção Izaías, em contato exclusivo com o Blog do Carlos Eugênio, via telefone.