quinta-feira, 30 de junho de 2016

Governo do Estado investe R$ 1 Milhão de Reais no Sistema de Abastecimento d´água de Garanhuns


Depois de reivindicar ao Governo de Pernambuco a compra de quatro novas bombas para o Sistema de Abastecimento de Água de Garanhuns, o empresário e ex-vereador Mário Faustino fez uma visita nessa quarta-feira, dia 29, a uma das estações de bombeamento da Compesa para acompanhar o funcionamento das novas engrenagens hidráulicas, que levam água das barragens do Cajueiro, Mundaú e Inhumas para Garanhuns, São João e o Distrito de São Pedro. Ao todo, segundo Faustino, foram adquiridos pelo Governo do Estado, quatro motores bombas, que somados, custaram aos cofres públicos cerca de R$ 1 milhão de reais.

Na estação elevatória EEAB II, localizada no Castainho, Mário pôde observar de perto que dois, dos quatro motores bombas adquiridos pelo Governo do Estado, já estão em pleno funcionamento, distribuindo uma vazão de 240 metros cúbicos de água por segundo. Além dos equipamentos recém adquiridos, a Estação também conta com uma terceira bomba para o caso de uma emergência. Trata-se da chamada “bomba de reserva fria”, utilizada no caso de quebra de uma das duas que estão em atividade. 

Na barragem do Cajueiro, está em operação a estação de bombeamento EEAB I. Lá, de acordo com a Compesa, serão instalados outros dois conjuntos de motores bombas. No momento, uma obra que edifica as bases de sustentação dos dispositivos, impede a instalação dos equipamentos, mas de acordo com informações do Gerente da Compesa de Garanhuns, Igor Galindo, não por muito tempo, já que obra segue seu curso normal e deve ser finalizada em breve, abrindo margem, assim, para que as bombas possam ser instaladas na sala de máquinas da estação.

“O Governador Paulo Câmara foi sensível a nossa demanda. O abastecimento de água de Garanhuns que sofria com constantes quebras dessas bombas, agora está em fase final de resolução. Isso mostra o compromisso do Governador com nossa cidade e com a Região Agreste Meridional. Duas bombas já estão funcionando e as outras duas devem entrar em operação em breve. A conquista não é minha! A conquista é dos quase 150 mil habitantes de Garanhuns”, comemora Mário Faustino. (Com informações e imagens de http://www.blogdogidisantos.com.br/)