domingo, 26 de junho de 2016

Polícia abre Investigação sobre Denúncia de Máfia de Shows em Pernambuco


Um inquérito será aberto nesta segunda-feira, dia 27, para apuração do conteúdo das gravações feitas pelos cantores André Rio e Cezzinha, em que os artistas denunciam pagamento de propina por intermediários em shows realizados no Estado. O pedido foi feito junto à Polícia Civil pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através do secretário Felipe Carreras.

No documento encaminhado ao chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Antônio Barros, o Secretário afirma que as gravações vazadas pelo aplicativo Whatsapp "possuem vigor suficiente para instruir a abertura do procedimento investigatório, no sentido de elucidar a verdade dos fatos e estabelecer responsabilidades".

No áudio, Andre Rio conversa com interlocutor chamado Claudinho e afirma que recebeu, no último dia 22, convite da Empetur para realizar quatro shows no período junino, sendo dois pela Fundarpe. "Eu teria que deixar metade do meu cachê de comissão. Tá vendo como são as coisas aqui neste Estado?", denunciou. Logo depois, outro áudio, atribuído ao cantor Cezzinha, foi divulgado através do mesmo aplicativo. Na gravação, Cezzinha concorda com o posicionamento de André Rio e cobra que a classe artística faça a diferença "se unindo e agindo com atitude". 

Ouça o áudio clicando em player:


O Governo do Estado divulgou nota afirmando que "as Secretarias de Turismo e Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, a Fundarpe e a Empetur trabalham segundo as recomendações definidas pelo Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público, seguindo todos os critérios e normas legais nas contratações". O texto afirma ainda que deve processar o cantor.


ANDRÉ RIO SE PRONUNCIA  Nesse sábado, dia 25, pouco antes de entrar no programa Mesa de Bar, da Rádio Jornal, o cantor André Rio reafirmou sua visão de que há uso indevido dos recursos repassados pela Empetur e Fundarpe no interior do Estado. Deixou claro, porém, que não está acusando os gestores dos órgãos ou de secretarias do governo estadual.


Na opinião do Artista, o Governo seria um "co-autor", pois financia, com dinheiro público por intermédio da Empetur e Fundarpe, Municípios que pagam por shows promovidos por aquilo que chama de "práticas erradas", deixando de fiscalizar com rigor o uso dos recursos. André Rio apoiou a investigação que será aberta na segunda-feira, dizendo ser benéfica para que haja esclarecimentos sobre tais práticas, para fortalecer a cultura pernambucana. Disse, ainda, que quando for depor apresentará os nomes com provas das pessoas que teriam pedido propina.

O secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras, se pronunciou ao programa pelo telefone:  "O Governo sempre esteve de portas abertas para os artistas pernambucanos e sabemos que várias das queixas que a classe tem a fazer são legítimas, mas recebemos com indignação a informação de que pessoas sérias de vários órgãos foram colocadas sob suspeita de cobrança de propina. André Rio agora fala de produtores do interior, mas não deixa de nos citar como corresponsáveis. Nossas imagens estão sendo maculadas", afirmou. (Com informações e vídeo do JC Online. CONFIRA)

Clique em player e confira a posição da André Rio: