segunda-feira, 20 de junho de 2016

Festival de Inverno terá dez dias, mas funcionamento do Palco Mestre Dominguinhos ainda Segue Indefinido


“Uma reunião produtiva, marcada pela franqueza e pelo compromisso de não levarmos inverdades ao povo de Garanhuns”, foi assim que o Prefeito Izaías Régis (PTB) avaliou o encontro junto ao secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, realizado na manhã de hoje, dia 20, em Recife. A agenda aconteceu na sede da Fundarpe e também contou com as presenças da presidente daquele Órgão, Márcia Souto, bem como das secretárias municipais Neile Barros (Turismo); Jacqueline Menezes (Comunicação) e Cirlene Leite, da Cultura.

Apesar do clima de produtividade, o Blog do Carlos Eugênio apurou que o Encontro não trouxe avanços significativos em relação ao último, realizado entre membros da Prefeitura e do Governo Estadual no último mês de abril. De certo apenas o período de realização do Evento, de 21 a 30 de julho e a composição da grade por artistas radicados na região Nordeste, como inclusive já estava previsto na convocatória lançada pela Secult/Fundarpe. Todavia o funcionamento do Palco Mestre Dominguinhos, durante os dez dias da realização, não foi confirmado por Marcelino Granja.

“O Festival de Inverno terá os dez dias, mas o Secretário não deixou claro em que formato, ou seja: se teremos os dez dias de programação no Palco Mestre Dominguinhos”, pontuou o Prefeito Izaías Régis. “Eles (o Governo Estadual) entendem o Festival de Inverno como um evento de arte e cultura e não necessariamente apenas de música. Então Ele (o FIG) terá dez dias de arte, podendo não ter dez dias do palco Mestre Dominguinhos”, apresentou Régis, que revelou ter chamado a atenção para a necessidade de que a questão Praça Mestre Dominguinhos fosse avaliada com carinho, já que se trata do principal polo do Evento. Izaías também confidenciou ao Blog ter se colocado a disposição para ajudar, dentro das limitações do Município, para que o Festival não perca qualidade ou se descaracterize. 

Na última semana, após reunião com o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, o empresário Mário Faustino, que é filiado ao PSB e lidera uma Comissão composta por membros da sociedade local que trata do assunto junto ao Governo Estadual, havia anunciado que o FIG 2016 iria contar com os seus tradicionais dez dias, tendo programação, inclusive no principal palco do Evento, o Mestre Dominguinhos (relembre clicando AQUI).

Ainda durante o Encontro, o Secretário Estadual de Cultura garantiu os investimentos necessários para a realização do FIG, que chegará aos R$ 5,4 milhões de reais, tendo R$ 3,5 milhões já garantidos e o restante viabilizado via Lei Rouanet ou pelo próprio Governo Estadual. “Marcelino nos informou que amanhã (dia 21) discutirá o formato definitivo e os investimentos para o Festival em audiência com o Governador. Será uma agenda financeira”, revelou o Prefeito de Garanhuns. 

De acordo com a secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes, a Fundarpe deverá apresentar os detalhes da formatação do 26º FIG amanhã, dia 21, a exatos trinta dias do Evento, via release. Do material deve constar a definição dos Palcos, inclusive com possíveis fusões e até mudanças de localização. “Essas formatações já estão definidas, mas serão divulgadas apenas amanhã, por meio de um release oficial”, apresentou a Secretária Municipal. (Imagens Ezandra Ribeiro/SECOM/PMG)