quarta-feira, 22 de junho de 2016

Deputado Eduardo da Fonte é denunciado por Corrupção Passiva


O procurador­-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado Federal Eduardo da Fonte (PP­-PE) por corrupção passiva, sob acusação de que intermediou propina para atrapalhar as investigações da CPI da Petrobras no Senado, em 2009.

Segundo a denúncia, o Deputado teria intermediado a solicitação de R$ 10 milhões ao ex-­diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, para que o ex­-senador Sérgio Guerra (PSDB-­PE), morto em 2014, atuasse para que a CPI instalada para apurar desvios na estatal não tivesse resultado efetivo. A Procuradoria aponta que a propina foi paga por empresas participantes de esquema criminoso instalado na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, na época comandada por Paulo Roberto Costa. Segundo Janot, Guerra era membro da CPI no Senado e atuou para que os demais parlamentares do PSDB, partido presidido por ele na época e então de oposição ao governo, não aprofundassem as investigações.

A Procuradoria afirma que Eduardo da Fonte tinha conhecimento do esquema criminoso instalado na Petrobras e interesse na sua manutenção, por isso participou de toda a negociação para a solicitação e o acerto da propina. O Parlamentar era do PP, partido responsável pela indicação e manutenção de Paulo Roberto Costa no cargo de diretor e beneficiário de contratos firmados por essa Diretoria. A denúncia aponta que, no segundo semestre de 2009, período no qual funcionou a CPI, Eduardo da Fonte e Sérgio Guerra se encontraram reservadamente com Paulo Roberto Costa em hotéis no Rio de Janeiro, pelo menos, em três oportunidades. Os encontros não se limitaram a hotéis, houve, pelo menos, uma quarta reunião em sala comercial na capital fluminense, diz a denúncia.

Em nota divulgada por sua assessoria, Eduardo da Fonte informou que a denúncia será respondida, no tempo e forma devidos, perante o Supremo Tribunal Federal. Ressaltou que os membros da CPI enviaram 18 representações ao Ministério Público solicitando a adoção das providências necessárias à apuração das notícias de crime identificadas no decorrer dos trabalhos da comissão, em especial as pertinentes às obras da refinaria Abreu e Lima. (Com informações e imagem do Jornal do Commercio, edição de hoje, dia 23/06/2016)