sábado, 12 de dezembro de 2015

AUMENTO NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS: Situação e Oposição falam a 'Mesma Língua' em Garanhuns


Apesar de a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovar e o Prefeito Izaías Régis (PTB) sancionar uma redução de 50% na alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, o ISS, referente aos Serviços de Transporte de Natureza Municipal, as passagens de ônibus em Garanhuns serão reajustadas a partir do próximo dia 1º de janeiro de 2016.  

Mesmo com Empresas de Ônibus que operam em Garanhuns passando a pagar, a partir de 2016, uma alíquota de 2,5% de Imposto ao Município, ao invés dos atuais 5%, o valor das passagens passará a ser o seguinte: R$ 2,30 nas linhas convencionais e R$ 2,80 para o “Garoinha”. E poderia ser mais. É que de acordo com a Mensagem nº 67/2015, enviada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) a Câmara, no entendimento do Executivo, a diminuição do valor da alíquota do imposto não gerará prejuízos ao Município e nem pode ser visto como renuncia de receita, já que também houve um menor reajuste no preço das passagens.


O reajuste, que só chegará ao bolso dos cidadãos de Garanhuns no próximo mês janeiro, já repercute e revela um cenário inédito no Município, com oposição e situação juntos. “Interessante é que ninguém, mas ninguém mesmo, questiona o desconto de 50% de ISS concedido a empresa São Cristóvão e o provável aumento de tarifa. Neste contexto situação e oposição falam a mesma língua”, chamou a atenção o cidadão Bartolomeu Euzébio, em postagem no facebook.

Vale registrar que o valor da tarifa de ônibus em Garanhuns não é medido apenas pela alíquota do ISS. O reajuste é definido pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), formado por integrantes da Prefeitura e da sociedade civil de Garanhuns, a partir de uma planilha de custos embasada na alta da inflação; no aumento do salário mínimo e no preço dos combustíveis, além dos investimentos na melhoria do serviço prestado.