terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Saúde de Garanhuns se Destaca na Avaliação da FIRJAN. Níveis da Educação e Geração de Emprego também foram Avaliados


A recente edição 2015 do índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, publicada este mês, e que tem por base o ano de 2013, colocou a Saúde de Garanhuns no nível de Alto Desenvolvimento, o mais elevado na classificação que avalia também a situação dos mais de 5.000 Municípios Brasileiros.

O trabalho, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, utiliza exclusivamente dados oficiais divulgados pelo Ministério da Saúde e leva em consideração quatro indicadores, todos ligados à atenção básica, que tem como foco principal a prevenção de doenças.

A FIRJAN considera os avanços no Percentual de Gestantes com pré-natal; a Proporção de Mortes por causas mal definidas; a Taxa de Óbitos Infantis por causas evitáveis; e as Internações Sensíveis à atenção básica. Todos os indicadores refletem direta ou indiretamente a qualidade dos serviços oferecidos à população como saneamento, campanhas de vacinação, controle do diabetes e da hipertensão, o combate à anemia e aos vetores como o aedes aegypti.

Num cenário Nacional, segundo o FIRJAN, a Saúde Municipal de Garanhuns ocupa a posição 1591º. Já em nível de Pernambuco, o Município é a 28º. Em termos de Agreste Meridional, a Cidade governada pelo Prefeito Izaías Régis ficou na 5ª colocação, atrás de Caetés; Correntes; Lagoa do Ouro e Lajedo.

EDUCAÇÃO - O índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal também avaliou a Educação Municipal em Garanhuns. Os dados tem por base o ano de 2013 e registram que a Cidade das Flores está num nível de desenvolvimento Moderado. Em nível nacional, o Município está na posição 3985º. Em Pernambuco, Garanhuns é a 82º dentre os 185 Municípios e num cenário voltado para o Agreste Meridional é 7º, ficando através de Jupi; Jucati; Brejão; Palmeirina; Jurema; Lajedo e Bom Conselho.

EMPREGO & RENDA – Já no segmento de emprego e renda, o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal revelou que Garanhuns está na 676º colocação dentre os 5.517 Municípios Brasileiros avaliados. Em nível de Agreste Meridional, o Município lidera, e em nível estadual ocupa a 12ª colocação, ficando atrás apenas de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Itapissuma, Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Goiana, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.

IFDM CONSOLIDADO - Já no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal Consolidado, que mede os itens Saúde, Educação e Emprego & Renda, o município de Garanhuns está na 1663º em nível nacional e na 10º colocação em nível de Pernambuco, atrás apenas de Fernando de Noronha, Recife, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Itapissuma, Ipojuca, Vitória de Santo Antão e Petrolina.

Para conferir as avaliações dos Municípios e outras informações sobre o Índice FIRJAN , clique AQUI.