quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Senador e Prefeitos de Iati e Águas Belas buscam solução para Abastecimento


Acompanhando os Prefeitos Padre Jorge (PTB), de Iati, e Genivaldo Menezes (PT), de Águas Belas, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, foi ao Ministério da Integração Nacional para buscar soluções para a crise de abastecimento d’água que assola a Região. Entre os pontos discutidos, a realização de ligações emergenciais para reduzir os efeitos da estiagem sobre a vida da população.

Com as obras da Adutora do Agreste atrasadas, municípios como Iati, Itaíba, Águas Belas e Tupanatinga têm tido muita dificuldade em garantir o fornecimento d´água de qualidade aos habitantes, dado até mesmo à escassez de carros-pipa, o que tem levado muitos a decretarem estado de emergência.

Para o Prefeito Padre Jorge, de Iati, que sequer é abastecida com água da Compesa, a perfuração e integração de poços, bem como a interligação por meio de ramais a partir de algumas adutoras e reservatórios já existentes, seriam uma solução emergencial satisfatória até a conclusão de obras maiores, como a própria Adutora do Agreste e o ramal do Agreste, que vai trazer água da Transposição do São Francisco à região.

“O Ministério foi muito sensível ao pleito, aos problemas relatados pelos Prefeitos. Não é só a falta d´água diretamente que nos aflige. A falta d´água leva as pessoas a matarem a sede de forma precária, o que provoca doenças e uma série de problemas sociais disso decorrentes”, explicou Humberto. De acordo com o Senador, o Ministério afirmou que recebeu o plano de trabalho contra a estiagem enviado pelo Governo do Estado e, no contexto das discussões nacionais sobre o tema, vai definir até o fim deste mês as ações emergenciais que devem ser adotadas para o Agreste de Pernambuco.

A audiência marcada pelo petista foi um compromisso assumido por ele com os Prefeitos durante a chamada Marcha das Águas, ocorrida em novembro.