domingo, 13 de dezembro de 2015

OPINIÃO: O que o Natal Luz tem de Melhor?


Quem pensa que o melhor do Natal Luz são as belíssimas ornamentações das praças da Fonte Luminosa e do Relógio de Flores pode estar enganado. O Natal de Garanhuns tem um brilho especial nas apresentações realizadas no palco montado ao lado da Prefeitura e nos bairros e distritos do Município. E o melhor, são produzidas e apresentadas, em sua grande maioria, por gente da gente, que podemos encontrar na Igreja, numa Lanchonete ou fazendo as compras em nosso Comércio.


Quem ainda não ouviu as histórias contadas na praça do Relógio de Flores ou deixou de participar do desfile do Papai Noel, animado pelas bandas marciais das escolas de Garanhuns ou ainda perdeu uma apresentação natalina no palco da Prefeitura, certamente não tem a dimensão da beleza e da magia desse Evento, que pode até ter custado mais de um Milhão, mas que vale cada centavo investido.


Vale, vale muito! Porque abre a oportunidade para pobres e ricos; pretos e brancos; gordos e magros, enfim, todos podem participar, e àqueles que não podem vir, o Natal vai até eles com as apresentações nos bairros e distritos. Tudo é mágico, lindo e nos contagia.

Mas você pode pensar: o Natal é Luz, mas só temos pavimentação! Faltam remédios nos postos de saúde; algumas ruas estão às escuras; não temos programas sociais para crianças e adolescentes; a juventude precisa de atenção; a educação...o social. 


Realmente, ainda falta muito, e precisamos seguir cobrando, reivindicando, exercendo a nossa cidadania, mas sem deixar de reconhecer os acertos. E o Natal de Garanhuns é um grande acerto. 

Primeiro do Prefeito, que decide pela ação e a vive com entusiasmo; mas também das secretárias de Cultura, Cirlene, e de Turismo, Gerlane; das idealizadoras Michelle e Socorro; dos artesãos, fortalecidos pelo carinho de confeccionar cada peça; e dos artistas, famosos ou anônimos, que dão um brilho ainda mais especial ao Evento. Garanhuns está de Parabéns! Pois o melhor desse mágico Evento é o próprio Natal Luz. (Carlos Eugênio. Com imagens da SECOM/PMG/Hilton Marques/Facebook)