sábado, 19 de dezembro de 2015

CAPOEIRAS: Prefeita e Professores tratam de Suposto Direito a Rateio de Recursos ganhos em Ação do Fundef

Essa é destaque no Blog Capoeiras, do Jornalista Raimundo Lourenço:

“Na noite da última terça-feira, dia 15, no salão do Colégio Municipal José Soares de Almeida, a prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB) se reuniu com professores da Rede Municipal de Ensino, onde trataram do suposto direito a rateio de recursos oriundos do antigo FUNDEF, hoje FUNDEB, ganho em Ação movida pelo Município, e que os docentes acreditam terem direito. Na reunião, além da Prefeita, estiveram presentes, a Secretária de Educação professora Macyanne Régia e vários Vereadores.

A prefeita Neide Reino disse que na Ação ganha pelo Município os recursos não são vinculados, por isso, nesse primeiro momento, ela não poderia rateá-lo como querem os professores.  A Prefeita disse que os recursos em questão são um ressarcimento ao Município que à época cumpriu todos os seus compromissos com os docentes. Ela também mencionou que municípios da região ganharam a mesma Ação, e que nenhum fez o rateio; e citou ainda que na Justiça não há jurisprudência sobre o assunto. Neide Reino afirmou ser um direito dos professores procurarem a Justiça.

Os Professores, que não estavam representados pelo Sindicato da categoria, correram uma lista recolhendo nomes dos querem aderir a Ação que pretendem mover na Justiça. E embora alguns professores tenham dito não haver conotação política no caso, segundo publicou Raimundo Lourenço, “a verdade é que se percebe que alguns opositores da Prefeita tentam se beneficiar do caso”. (Com informações de http://blogcapoeiras.blogspot.com.br/ )


E EM GARANHUNS - Situação semelhante vem ocorrendo aqui em Garanhuns. É que os Professores também acreditam ter direito ao rateio dos recursos na ordem de R$ 23 milhões de reais, recebidos pela Prefeitura no último mês de agosto. A reunião prevista para o último sábado, dia 12, junto aos Advogados dos Professores não aconteceu e a categoria, aguarda uma nova data para saber se o pleito defendido tem fundamento jurídico. (Saiba mais sobre esse assunto, clicando AQUI)