terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Paulo Câmara anuncia pagamento do Cachê de Alcymar e de outros Artistas. Governo garante que terceirizados que atuaram no Festival de Inverno também Receberão


O governador Paulo Câmara (PSB) comentou o desabafo feito pelo cantor e compositor Alcymar Monteiro. O artista publicou em sua página no Facebook, na noite da última sexta­feira, dia 18, uma carta aberta aos gestores da área de turismo e cultura do Estado cobrando o pagamento por shows realizados este ano no São João nas cidades de Arcoverde, Tuparetama e Santa Cruz do Capibaribe.

"Estou pagando até o dia 30 de dezembro todos os artistas que tenham débito em aberto e que estejam regulares. Vamos quitar isso. Quero avisar aos artistas que tenham compreensão, que somos parceiros como sempre fomos", disse o Governador. Ao responder a Alcymar, o Governador aproveitou para reforçar que a política de realização de shows pelo Estado no próximo ano será mais modesta. "Em 2016, a gente vai ser mais célere nisso (nos pagamentos) e mais econômico. Vai ser um ano diferente. Vamos ter os pés no chão e prestigiar os artistas locais. Não queremos passar o que passamos em 2015, com atrasos maiores do que nós queríamos. Vou me comprometer com tudo àquilo que for pactuado em 2016, e como eu repito vai ser bem mais reduzido, para que a gente não sofra esse tipo de desgaste", garantiu.

Em defesa do Governo, Câmara declarou que alguns atrasos de pagamento ocorrem por falhas dos próprios artistas. "Às vezes, a documentação não chega a contento e isso faz com que os pagamentos sejam atrasados", destacou. Para o Governador, também é preciso um pouco mais de compreensão da classe artística. "Muitas das festas que apoiamos foi a pedido dos próprios artistas, mesmo eles sabendo que haveria o risco de ocorrer algum atraso." A carta de Alcymar foi publicada justamente no dia em que se encerrou o prazo para os artistas se inscreverem na convocatória para o Carnaval, realizada pela Secretaria de Cultura, Fundarpe, Secretaria de Turismo e Empetur.

O secretário de Cultura, Marcelino Granja havia dito, em entrevista ao JC, que o pagamento dos cachês em atraso seria feito até o final do ano para os processos de contratação que já estavam com a documentação devidamente comprovada. "Da parte da Fundarpe, tudo foi feito para que a realização pagamento ocorra. Só falta a autorização por parte da Secretaria da Fazenda", defende­-se. Granja reconheceu que o pagamento ocorreria somente após o Governo honrar seus compromissos com a folha ­ os salários e o 13º dos servidores e pensionistas.

FUNDARPE PAGA OS TERCEIRIZADOS QUE TRABALHARAM NO FESTIVAL DE INVERNO - Um dia após o governador Paulo Câmara anunciar que pagaria "todos os artistas que tenham débito em aberto e que estejam regulares" até o dia 30 deste mês, um pequeno grupo de produtores, artistas e profissionais terceirizados procurou os gestores estaduais de cultura, na manhã de ontem, dia 22, para saber da precisão dos pagamentos atrasados do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e outros eventos realizados pelo Governo do Estado.

A intervenção aconteceria na própria sede da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe), no entanto, os alvos do reclame, o secretário de Cultura Marcelino Granja e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, participavam da reunião do Conselho Consultivo Audiovisual. Os manifestantes se dirigiram ao Espaço Pasárgada onde fizeram as suas reivindicações e foram posteriormente encaminhados à sala da presidente.

"Nós cinco resolvemos fazer uma intervenção na reunião do Conselho Consultivo do Audiovisual. Depois, Márcia nos recebeu no gabinete dela", conta o produtor Lucio Mauro Lira, que coordenou o audiovisual no último FIG. "A presidente disse que os pagamentos já estão sendo feitos e que uma empresa foi contratada para fazer a gestão desses débitos ­ a Unika, que foi terceirizada pra isso", completa.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura, na reunião com Márcia, foi explicada toda a situação que motivou o atraso ­ a dificuldade fiscal que atingiu todo o Estado e as secretarias do governo. Também foi garantido que o repasse para a Unika, empresa selecionada por meio de licitação, está sendo realizado hoje para pagamento dos contratados terceirizados. (Com informações do Jornal do Commercio)