quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

“NÃO VOU FAZER BESTEIRA, PARA FAZER GRAÇA PARA NINGUÉM!” - Reunião vai definir Futuro do Garanhuns Jazz Festival


O possível cancelamento do 7º Garanhuns Jazz Festival, programado para ocorrer no Carnaval de 2016, ganhou forte repercussão nas redes sociais. Músicos e cantores como Tico Santa Cruz (Detonautas), Derico Sciotti (do Programa do Jô), Taryn Szpilman, Lancaster, além dos americanos Karl Dixon e Mud Morganfield manifestaram­-se na página do evento no Facebook e na fã-page ‘Queremos o Garanhuns Jazz’, que em três dias já tem mais de 8.500 membros ­ pedindo a continuidade do Festival.

Tico Santa Cruz escreveu uma carta aberta ao Prefeito Izaías Régis (PTB) em defesa do Festival, considerado por ele "motivo de orgulho para todos os moradores e certamente para todos que já participaram como atração ou como público de diversos cantos do País". Derico, por sua vez, escreveu: "Num momento como o que estamos passando, de falta total de credibilidade nas instituições, de falta total de investimento em educação, cultura e lazer, não há espaço para adiamentos ou cancelamentos de projetos já institucionalizados, um retrocesso no processo inglório de fazer cultura nesse País!". Em seu depoimento, Karl Dixon disse: "O Festival significa muito para mim. Eu o assistia mesmo quando não ia tocar. Lá conheci e trabalhei com grandes músicos do mundo. Será trágico se não permitem este grande festival continuar".

Moradores também criticam a possibilidade de cancelamento do GJF, enquanto a Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão no Natal Luz e pagou elevados cachês no Festival de Inverno a Capital Inicial (230 mil) e Ana Carolina (R$ 227 mil). "Eu não tô (estou) acreditando nisso! Espero que seja apenas especulação se for verdade é uma notícia muito triste!", escreveu na fã-­page Ana Cleide Melo.

Enquanto isso uma reunião a ser realizada hoje, dia 17, em Recife, deve nortear o futuro do Garanhuns Jazz Festival. Devem participar do encontro, um dos produtores do Evento, Giovanni Papaléo e membros do Governo de Garanhuns. Apesar de a reunião ser hoje, a definição só deverá ser conhecida, segundo o Prefeito Izaías Régis, no próximo dia 23, quando acontece uma Entrevista Coletiva para apresentar o Calendário de Eventos de 2016.  

IZAÍAS QUEBROU O SILÊNCIO - Durante entrevista ao programa Super Manhã em Debate, da Rádio Jornal, o Prefeito Izaías Régis quebrou o silêncio sobre o Jazz Festival, todavia não sinalizou positivamente quanto à continuidade do Evento. “A responsabilidade que nós temos com Garanhuns é muito grande! Não vou fazer besteira, para fazer graça para ninguém! Porque eu quero fazer as coisas que sejam viáveis e que a Prefeitura de Garanhuns possa assumir”, alertou Régis, justificando, também, no aumento do Dólar as dificuldades para viabilizar os recursos para o Evento. (Com informações do Caderno C, do JC, de 17/12/2015)

Clique em Player para ouvir a posição do Prefeito de Garanhuns sobre o futuro do Jazz Festival: