segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ADVOGADO ALERTA: “O Garanhuns Jazz não pode Parar!”


Apesar de o Prefeito Izaías Régis (PTB) ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre o assunto, é grande a possibilidade de que não tenhamos, em 2016, a continuidade do Garanhuns Jazz Festival, que aconteceu nos últimos oito anos durante o Carnaval.

Segundo reportagem publicada no Jornal do Commercio do último sábado, dia 12, a nona edição do Garanhuns Jazz Festival está ameaçada, já que até agora, a menos de dois meses de sua realização, nenhuma verba foi garantida para a contratação dos artistas - muitos deles já pré-agendados, alguns vindos do exterior. “Se Garanhuns desistir de realizá-lo, depois de bancar o milionário Natal Luz, quem sabe as cidades de Gravatá ou Bezerros não possam receber o evento? Tomara que sim! Empresários das duas cidades têm demonstrado interesse em receber o Festival, que prima por uma música de qualidade e de paladar acessível a todos”, publicou a coluna Rec_Beat, assinada pelo Jornalista Marcelo Pereira, do JC.

Especulações dão conta que a crise financeira que o País atravessa é o principal entrave para a realização do Jazz Festival. É que a Prefeitura não teria caixa para bancar o Evento e o Governo do Estado sinalizou com a destinação de recursos insuficientes para a realização. Uma fonte bastante influente na Prefeitura confidenciou ao Blog do Carlos Eugênio que a Verba Estadual para o Jazz 2015 ainda sequer foi paga e que prestadores de serviço seguem sem receber os seus pagamentos há quase um ano. A informação ainda é tida como especulativa.

Criado no Governo de Luiz Carlos de Oliveira e tendo como curador o empresário Giovanni Papaléo e o apoio do então Deputado e hoje Prefeito Izaías Régis, o GJF ganhou projeção nacional na mídia; garantiu a ocupação da rede hoteleira e estimulou o comércio de Garanhuns num período tradicionalmente de baixa procura, no qual os garanhuenses costumam passar o Carnaval no Recife ou em praias do litoral de Pernambuco e de Alagoas.

O advogado garanhuense Alexandre Marinho, que era Secretário Municipal a época e articulou a criação do Jazz Festival em 2008, postou em seu perfil no facebook, um apelo para que o evento não morra. “Mais do que um evento no calendário turístico pernambucano, o Garanhuns Jazz, a meu ver, tornou-se um patrimônio cultural do povo pernambucano”, publicou Marinho, alertando em seguida: “assistir a este evento aterrizando em outro Município será uma desagradável surpresa que irá cortar o coração de muitos conterrâneos que o acompanham desde sua primeira edição”, pontuou Alexandre, finalizando: “apesar da crise financeira que assola o País, é nestas horas que o bom senso, a criatividade, o poder de captação e a união de todos precisam ser maiores do que os obstáculos”, chamou a atenção Alexandre Marinho.

Além de Marinho, outros garanhuenses e moradores de outras Cidades, já se mobilizam em prol da continuidade do Evento. Um grupo intitulado “Queremos o Garanhuns Jazz Festival” foi criado no facebook e em poucas horas já atingiu a marca de quase 2 mil membros. 

REUNIÃO PARA DEFINIR - Em contato com a Prefeitura de Garanhuns, o Blog do Carlos Eugênio foi informado que nessa quinta-feira, dia 17, será realizada uma reunião, em Recife, entre membros da Empresa que faz a curadoria do Evento e técnicos do Governo Municipal para definir a situação. A expectativa é que uma Coletiva seja formatada para repassar as decisões sobre a continuidade ou não do Garanhuns Jazz Festival em 2016.