domingo, 13 de dezembro de 2015

OPINIÃO: Izaías e o seu Vice em 2016. Será um Vereador?


O Prefeito Izaías Régis (PTB) já repetiu em diversas entrevistas que o seu companheiro de chapa numa provável candidatura a reeleição no próximo ano deve ser um Vereador. A posição defendida por Régis é justificada no fato de que os Parlamentares Municipais são, segundo Izaías, “os legítimos representantes do povo de Garanhuns”.

Mas esse anuncio prematuro vem gerando uma verdadeira ebulição na Base Governista, composta por nove Vereadores. É que todos, com exceção de Silvio Sabino que já externou que deve deixar a vida pública, têm chances de compor a Vice, e essa possibilidade, já começa a gerar ruídos velados na relação entre os Parlamentares.

Falta de harmonia a parte. Cogita-se nas rodas políticas da Cidade que os vereadores Zaqueu Lins (imagem a cima), Gersinho Filho e Audálio Ramos Filho saem na frente dos demais nessa disputa.

Zaqueu, por ter tido mais de 20 mil votos na última eleição para Deputado Estadual, estaria fortalecido politicamente, sobretudo pelo fato de Izaías ter visitado diversas comunidades ao seu lado na campanha do ano passado, o que lhe garante importantes pontos numa possível pesquisa para definir o companheiro de chapa do Prefeito.

Já Gersinho Filho (imagem ao lado) está à frente da presidência da Câmara, cargo que lhe dá uma maior visibilidade ante aos demais Parlamentares. Mais recentemente, um gesto do Prefeito, que vem realizando uma série de obras nas Vilas do Quartel e Lacerdópolis e atribuiu as conquistas ao jovem Parlamentar, também sinalizou a força do Presidente da Câmara nessa provável disputa interna.   

O nome de Audálio Filho (imagem abaixo), que inclusive já assumiu a Prefeitura por algumas ocasiões durante viagens de Izaías ao exterior, também é forte. Especula-se que Audálio tem a preferência do Núcleo Duro do Governo (composto pelos amigos mais próximos de Régis), o que também lhe garante vantagem diante dos seus companheiros de Bancada.

Correm por fora os vereadores Haroldo Vicente (imagem ao lado), Gil PM, Alcindo Correia e Luzia Cordeiro. Desses nomes, Haroldo se mostra mais viável: tem laços de amizade com o Prefeito; é fiel a Régis, sobretudo na difícil condução das articulações do Governo na Câmara e se mostra discreto politicamente, dando mostras que não traria problemas para o Gestor no caso de uma possível indicação.

Como a política é semelhante às nuvens, muda com facilidade, mesmo diante da afirmação do Prefeito de que prefere um Vereador em sua Vice, a vaga está aberta e a vontade de Régis, sinalizada em conversas informais, é de que o PSB, partido do Governador Paulo Câmara, compusesse a sua chapa, o que tornaria ainda mais confortável a sua reeleição.

O fato é que até o dia 15 de agosto de 2016, prazo final para registro das candidaturas, muitas articulações podem acontecer e essa “briga por espaço” entre os Vereadores da Base Governista, que ainda é de bastidores, mas que pode se tornar pública, pode se tornar inútil, apenas desgastando a relação entre os Parlamentares que dão sustentação ao Governo Izaías Régis na Casa Raimundo de Moraes. (Carlos Eugênio)