quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Hospital Dom Moura será adaptado para atender Crianças com Microcefalia


Enquanto não implanta com os Municípios a rede de reabilitação desenhada desde 2013, a Secretaria Estadual de Saúde fará adaptações em diferentes unidades para atender crianças com microcefalia. A secretária-executiva de Atenção à Saúde do Estado, Cristina Mota, garantiu em entrevista veiculada no JC, que estão sendo tomadas providências para resolução do problema a médio e curto prazo. As medidas, explica, devem beneficiar também as crianças sem microcefalia que precisam de cuidados especiais.

O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, e sete das nove UPAs de Especialidades (UPAES), a de Garanhuns não entraria, devem passar por adaptações para acolher os novos pacientes. A iniciativa implica em ampliação de jornada de pessoal, possíveis contratações e aquisição de aparelhos. Para isso, a SES pretende usar R$ 15 milhões dos R$ 25 milhões extras destinados à pasta pelo governo estadual em razão da atual emergência de saúde pública.

Os 19 Centros Especializados de Reabilitação previstos num plano de 2013 atenderiam do Grande Recife ao Sertão. Recife, Caruaru e Petrolina concentrariam os principais, mais qualificadas, com fisioterapia, fonoaudiologia e reabilitação visual. A AACD, que tem convênio com o SUS para reabilitação motora, também seria habilitada, assim como a Fundação Altino Ventura. Os Centros estão previstos no programa Viver sem Limites, do governo federal, que dá incentivo para construção e manutenção desses serviços. Mas segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o momento não houve qualquer liberação para implantação das unidades.

UPAE VOLTA AO FUNCIONAMENTO NORMAL – A crise financeira que se instalou recentemente na UPAE/Garanhuns parece ter sido amenizada. É que segundo informações apuradas junto a Prefeituras da Região, o atendimento voltou à normalidade e as marcações de consultas e procedimentos para as especialidades de Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia, entre outras, além de diversas cirurgias e exames, estão com suas cotas restabelecidas.

Vale registrar que a Unidade atende a cerca de 450 usuários/dia e, com o funcionamento normal, volta a ser a principal alternativa para a população dos municípios que integram a V GERES. (Com informações do Jornal do Comercio, edição de 20/12/2015)