quinta-feira, 31 de março de 2016

GARANHUNS: Manifestantes realizam ato em Defesa de Lula e contra o Impeachment de Dilma


Essa é destaque no Portal V&C Garanhuns:

“Uma vultosa mobilização em defesa do ex-presidente Lula e contra o impeachment da presidente Dilma foi realizada em Garanhuns no final da manhã desta quinta, dia 31 de março.

O Protesto teve como ponto de partida o Parque Euclides Dourado e contou com a participação de movimentos sociais; de entidades sindicais como CUT e FETAPE; e de populares simpáticos à Presidente. Alunos e professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também se uniram ao ato que teve como carro chefe a expressão “Não Vai Ter Golpe”.

A Rede Globo, o Juiz Sergio Moro e o deputado Federal Eduardo Cunha foram os principais alvos dos manifestantes. "A Globo apoiou a ditadura e agora quer derrubar com um golpe um governo democraticamente eleito", disse um participante. "Um juiz que não tem ética, não tem moralidade e é capaz de grampear ilegalmente uma Presidente perde a isenção e credibilidade", vociferou uma jovem em meio à multidão. Várias faixas e cartazes em defesa do ex-presidente Lula também fizeram parte da movimentação. Em um dos dizeres estava escrito: "Lula o povão te ama. Garanhuns e região pedem desculpas pelos 7% da elite reacionária daqui".



O ato em defesa da manutenção do mandato de Dilma percorreu diversas ruas de Garanhuns até chegar ao centro da Cidade onde houve uma série de discursos e pouco depois a dispersão. Os organizadores falam em 2.500, o número de pessoas presentes. Um PM que participou da segurança do evento, e com o qual o Blog (V&C) manteve contato, estimou em 1.500 a quantidade pessoas na mobilização.  Além de Garanhuns, diversas cidades do País promovem protestos durante este dia 31 de março em apoio à Dilma e a Lula”. (Com Imagens e Transcrito de http://www.vecgaranhuns.com/)  

Definida empresa que construirá Creche no Vale do Mundaú

A Creche seguirá o Modelo Padrão do FNDE.
O Diário Oficial de Pernambuco de hoje, dia 31, traz a informação de que a empresa JML Infraestrutura e Serviços venceu a Licitação e será a responsável pelas obras de construção de uma Creche, na localidade Vale do Mundaú, no bairro Aloísio Pinto, aqui em Garanhuns.

A Empresa venceu o Processo Licitatório nº. 007/2016 – PMG, realizado na modalidade Concorrência Pública e depois da formalização dos tramites legais deverá iniciar os serviços. A Creche seguirá o modelo do Projeto Pró-infância Tipo I, padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e, quando estiver em funcionamento, deverá resolver os problemas vivenciados nos anexos da Escola Municipal Silvino Almeida, que, desde 2010, funcionam na localidade em casas adaptadas, portanto, em espaços que não estão adequados para atender com qualidade a comunidade estudantil.

Com a construção da Creche, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, poderá proporcionar um maior conforto aos estudantes e melhores condições de trabalho aos professores que atuam naquela Comunidade. “Vamos levar a dignidade que a comunidade do Vale do Mundaú merece. Teremos uma Escola moderna e todas as ruas serão pavimentadas. Também estamos ampliando o atendimento de saúde no Posto daquela comunidade”, garantiu o Prefeito Izaías Régis.  


PREFEITURA VAI CONCLUIR OBRAS DE CRECHES NOS BAIRROS - E a Prefeitura de Garanhuns vai retomar os serviços de construção de quatro creches nos bairros da Cidade. As Ações, cujo maior parte dos recursos são oriundos do Governo Federal, estão paralisadas por conta de entraves burocráticos, mas de acordo com o Prefeito Izaías Régis (PTB), novas empresas serão contratadas para concluir os serviços e beneficiar uma parcela expressiva de crianças de Garanhuns.

No último dia 10 de março, o Diário Oficial do Estado trouxe a publicação de um processo de licitação para definir a empresa que executará os serviços de conclusão das Creches, que são do tipo Pré-escola, e que seguem o modelo convencional do FNDE. A Licitação está prevista para o próximo dia 13 de abril. As unidades estão instaladas nas comunidades de Manoel Chéu, Cohab 3, Massaranduba e na Cohab 2.

“Em inúmeras viagens à Brasília tenho lutado para resolver a situação dessas obras. E na última reunião no FNDE foi autorizado realizar o destrato (quebra de contrato) e realizar uma nova licitação”, revelou o Prefeito, acrescentando: “a construção das Creches dependem da liberação de recursos federais, mas esperamos que não aconteçam novos imprevistos, pois estamos empenhados em concluir essas obras e entregá-las a população ainda neste ano”, finalizou o Prefeito Izaías Régis.

Governo planeja Concursos para Secretarias da Mulher e da Saúde


Durante a solenidade de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nessa quarta-feira, dia 30, no Palácio do Campo das Princesas, o Governador Paulo Câmara (PSB) anunciou que pretende lançar um concurso para a Secretaria da Mulher. Criada em 2007, a estrutura da pasta conta apenas com cargos comissionados e servidores temporários. 

Foi autorizada abertura de uma Comissão para estudar uma estrutura mínima de funcionamento. “Diante das políticas públicas que são permanentes, ela precisa ter um mínimo de burocracia. A gente vai criar uma estrutura enxuta tão logo a situação financeira permita”, afirmou Paulo Câmara. A data de realização do certame ainda não está definida.

SECRETARIA DE SAÚDE DEVE LANÇAR CONCURSO EM BREVE E a Secretaria de Saúde do Recife deve realizar concurso público em breve. De acordo com a portaria nº 682, publicada no Diário Oficial do município da última terça-feira, dia 2, a administração formou comissão para elaborar o Certame. 

Segundo o documento, a equipe é presidida da secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Kamila Matos de Albuquerque. Não há mais informações sobre vagas ou cargos a serem contemplados na seleção, mas os concurseiros já devem começar os estudos. 

Vacinação de Cães e Gatos acontece nesse Sábado


Acontece amanhã, dia 2, em todo o País, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos. A 5ª Gerência Regional de Saúde (5ª GERES) coordena a ação nos 21 Municípios da sua abrangência. A Vacina é gratuita e os cidadãos devem levar seus animais aos postos de suas Cidades, sob a responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde.

Segundo a gestora Regional de Saúde, Catarina Tenório, existe uma população estimada em quase 80 mil cães e 37 mil gatos nos Municípios da regional, somando mais de 115 mil animais a serem vacinados, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Saúde. "É importante que a população entenda a importância de vacinar seus animais, levando aos postos no próximo sábado. Estaremos com a logística pronta para atender esta demanda, com profissionais e voluntários em todos os municípios", pontua a Gestora.

Aqui em Garanhuns, a Vacinação tem por objetivo imunizar mais de 16 mil cães e 5 mil gatos. A Prefeitura disponibilizará 33 postos de vacinação, distribuídos estrategicamente pela zona urbana da Cidade, em todos os bairros. Após a realização da mobilização na zona urbana, a campanha chegará, também, aos distritos e área rural de Garanhuns. Os pontos de vacinação funcionarão das 8 às 17h. Mais de 100 voluntários, entre vacinadores, auxiliares de vacinadores, coordenadores, motoristas e médicos veterinários, irão compor a equipe que atuará na campanha.

Já no município de Iati, a meta da Secretaria de Saúde é imunizar 3.450 cães e 2.209 gatos. Quatro postos de vacinação estarão das 8 às 17 horas, a disposição dos cidadãos para que vacinem os seus animais. “Estaremos vacinando defronte ao Hospital Municipal; no posto de saúde Santa Terezinha; no Estádio de Futebol e no prédio onde funcionava o anexo do Antigo Fórum”, registra o secretário de Saúde de Iati, Adriano Teixeira.

Em São João devem ser imunizados 5.903 animais, entre cães e gatos. A Prefeitura de São João, através da Secretaria de Saúde, estará vacinando os animais das 8 às 17h, em três pontos distintos: defronte à Prefeitura; ao Lado da Biblioteca (próximo ao Açougue); e na Escola Municipal Olívia Barbosa, localizada no Bairro Planalto. 

Clique AQUI para conferir os locais de vacinação aqui em Garanhuns.

Governo Izaías perde três Secretários


A notícia da desincompatibilização do cargo de secretário de Articulações Políticas e Governo, pelo atual chefe da Pasta, Wanderley Lopes, que deverá disputar uma das 13 cadeiras na Câmara de Vereadores de Garanhuns, agitou as rodas políticas da Cidade no final da tarde dessa quarta-feira, dia 30.

O Secretário, que também preside o PTB em nível local, confirmou que entregou o Cargo na tarde de ontem. O Controlador Geral do Município, Glauco Brasileiro, assumirá interinamente a Secretaria de Governo, pasta responsável por fazer a articulação política da Gestão Izaías Régis, sobretudo com a Câmara Municipal.

Além de Lopes, o Prefeito Izaías Régis (PTB) também perdeu outros dois auxiliares do seu primeiro escalão por conta das eleições municipais. Os secretários de Planejamento, Hélio Faustino, e da Juventude, Pedro Passos, irão enfrentar as urnas e também disputarão as cadeiras na Câmara de Vereadores de Garanhuns. 


A saída dos Secretários não deve implicar na desaceleração dos serviços. Passos deverá ser substituído por um auxiliar da própria Pasta, enquanto que o secretário da Fazenda, Evilson Rêgo, acumulará a chefia da pasta de Planejamento, com as suas atuais funções.

quarta-feira, 30 de março de 2016

GARANHUNS: Promotor Alexandre Bezerra instaura 12 Inquéritos Civis


O Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE) dessa terça-feira, dia 29, traz a publicação de doze Inquéritos Civis, instaurados pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, para apurar uma série de acontecimentos no Município. O Promotor Alexandre Bezerra esta à frente dos procedimentos investigativos.

Denuncias a cerca de risco ambiental devido à captação de água potável em nascente do Rio Mundaú, bem como a cerca do descarte de entulhos embaixo de rede elétrica da CHESF, cuja área é considerada de risco iminente e quanto ao corte indiscriminado da vegetação nativa protetora da Vila Maria estão entre os procedimentos que serão analisados com maior propriedade pelo representante do MP.

O promotor Alexandre também atuará nos Inquéritos referentes a possíveis irregularidades praticadas pela Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), bem como a partir do Termo de Declarações prestado por um cidadão residente do Loteamento Arco Iris, que informa a ausência de iluminação pública naquela localidade. A atuação do Promotor também abrangerá, segundo do DOE, uma denúncia oriunda do COMUD alusiva à exploração financeira e negligência por parte da tutora legal de portador de necessidade especial, bem como para investigar a inexistência, aqui em Garanhuns, de serviço de acolhimento institucional destinado a jovens e adultos com deficiência e/ou em situação de dependência. Questões relacionadas à insuficiência de Defensores Públicos, que compromete a prestação jurisdicional, também estão na lista de procedimentos a serem apurados pelo Dr. Alexandre Bezerra.

Já no segmento da saúde, o Promotor Alexandre Bezerra trabalha na apuração de possível aplicação indevida do incentivo adicional ao programa de Agentes Comunitários de Saúde, bem como na analise de um relatório, que traz denuncias a cerca da falta de profissionais Médicos na Especialidade de Pediatria no Hospital Regional Dom Moura.

Clique AQUI Para saber mais sobre os Inquéritos instaurados pelo MP.  

CAIXA PRETA – E a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns trabalha num processo preparatório para possível abertura de um Inquérito Civil alusivo as denúncias apresentadas pelo vereador Alcindo Correia (PSDC) quanto a ações relacionadas à Câmara de Vereadores de Garanhuns (RELEMBRE). 

Nessa terça-feira, dia 29, doze dos treze Vereadores de Garanhuns estiveram prestando esclarecimentos na sede do Ministério Público. Apenas o vereador Alcindo (que fez a denúncia) não foi convocado pelo MP, cujos trabalhos vêm sendo executados pelo Promotor Domingos Sávio. Segundo o Promotor, caso seja confirmada a consistência dos relatos de Correia, o MP tende a abrir um Inquérito Civil. (Com informações de http://www.blogdogidisantos.com.br/)

GERAÇÃO DE EMPREGOS: Prefeitura doa terreno e Grupo Empresarial vai construir um Hotel em Garanhuns


Garanhuns vai contar com um novo Hotel e a geração de novos postos de trabalho. É que a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de Lei enviado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), doando área do Município para que uma Empresa do segmento hoteleiro possa construir e instalar um empreendimento na Cidade, cuja previsão é gerar 15 empregos diretos e 60 indiretos, quando estiver em operação.

Por maioria absoluta de votos, a Câmara aprovou em segunda votação na última quarta-feira, dia 23, a doação de uma área de 1.396m², para que a empresa Danilo Bernardino Carvalho Damasceno Eireli-EPP possa construir o Hotel. Os vereadores Haroldo Vicente (PSC); Zaqueu Lins (PRB); Audálio Filho (PSDC); Gersinho Filho (PTB); Gil PM (PSC); Luzia da Saúde (PTB); Carla de Zé de Vilaço (PTB) e Alcindo Correia (PSDC) votaram favoráveis ao projeto.

“Será um Hotel focado na hospedagem executiva, já que o Grupo empresarial possui dois hotéis nesse segmento, um em Águas Belas e outro em Arapiraca, os Hotéis Sertão. Todavia o empreendimento de Garanhuns será o mais qualificado do Grupo”, revela o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira. Ainda segundo o Secretário, o Hotel será construído numa área de 1.116 m², localizada às margens da BR 423, logo após o 71º BI Mtz. “Foi aberta uma nova empresa do grupo em Garanhuns para que os impostos gerados fossem recolhidos no Município. O Grupo contará com financiamento BNDES para a construção do empreendimento e vem contando com a orientação e crédito do BNB durante todo o processo”, chama a atenção Geandré.


De acordo com informações divulgadas pelo Prefeito Izaías Régis, com a instalação do Hotel em Garanhuns serão gerados 12 empregos diretos na construção; 15 diretos no funcionamento e mais de 60 empregos indiretos ao todo. Ainda de acordo com Régis, a previsão é que as obras sejam iniciadas no próximo mês de novembro de 2016. “Eles vão construir um Hotel no estilo do Íbis ou do Mercure, executivo, que gerará importantes postos de trabalho em Garanhuns, pois precisará de mão de obra nos três turnos”, registrou Izaías, durante discurso na reinauguração da Praça Capitão Tomaz Maia, na noite dessa terça-feira, dia 29.

Partidos se Organizam para lançar Candidatos Competitivos em Garanhuns


De olho na disputa eleitoral do próximo dia 2 de outubro, os Diretórios Municipais de diversos Partidos Políticos aqui em Garanhuns se articulam para lançar candidatos a Prefeito e a Vereador.

A Rede Sustentabilidade vem trabalhando com a possibilidade de apresentar uma candidatura à Prefeitura de Garanhuns. Apesar de não confirmar, a Legenda, recém-criada por Marina Silva, aposta na pré-candidatura do empresário e ex-vereador Joaci Laurindo (imagem ao lado). Em entrevista veiculada na Rádio Sete Colinas, o coordenador da Formação do Partido, aqui em Garanhuns, Genaldo Barros, revelou que a Legenda pretende disputar Câmaras e Prefeituras de cidades pernambucanas e que Garanhuns está no mapa das aspirações da Rede.

Já de acordo com reportagem publicada no Blog do Jornalista Gidi Santos, os Partidos PTC, PMB e PSDB formaram um bloco e trabalham no fortalecimento da pré-candidatura do empresário Ivan Júnior (imagem ao lado) a Prefeito de Garanhuns. Em recente reunião promovida na sede da CDL/Garanhuns foi tratada a formação de uma Coligação, assim como o fortalecimento do Grupo com adesões de lideranças comunitárias. Estratégias para atuação durante as eleições também estiveram na pauta do Encontro.


Além da Rede Sustentabilidade; do PTC, PMB e PSDB, partidos como o Democratas; PCdoB; PSOL e PSD, entre outros, todos que opõem ao projeto de reeleição do Prefeito Izaías Régis (PTB), também se articulam na Cidade para ganhar musculatura e disputar o Pleito Municipal deste ano. (Com informações e imagens do Blog do Gidi Santos -  http://www.blogdogidisantos.com.br/)

ELEIÇÕES 2016: PTB fortalece nome de Janduhy Bezerra para disputar a Prefeitura de Brejão


Visando as eleições de outubro próximo, o PTB trabalha para reforçar as bases da pré-candidatura a prefeito de Brejão do empresário e pecuarista Janduhy Bezerra.

O grupo de Janduhy, que deverá ter na Vice, Paulo Moraes, do PRB, terá o apoio do Ministro Armando Monteiro; além do deputado Estadual Álvaro Porto (PSD) e do atual Prefeito, Ronaldo Ferreira (PTB), bem como de lideranças locais.

O Pré-candidato não vem perdendo tempo e está percorrendo as comunidades de Brejão, visando fortalecer o seu projeto. “Nossos encontros vêm acontecendo naturalmente. Recebemos vários convites para participar de reuniões. As pessoas aos poucos vêm se manifestando em prol da nossa pré-candidatura, isso demonstra o nosso compromisso com Brejão. Estamos no caminho certo”, analisou Janduhy, que deverá enfrentar o ex-prefeito Sandoval Cadengue (PSB), na disputa pela Prefeitura. (Com informações e imagens de http://blogdojaksonfitipaldi.blogspot.com.br/)

SECA: Água da Barragem do Cajueiro vai abastecer Municípios através de Caminhões-Pipa


A partir de abril, os moradores de quatro municípios do Agreste de Pernambuco vão receber água exclusivamente de caminhões-pipa por causa do colapso de mais duas barragens da Região. O Sistema de Bitury e a Barragem de Pedro Moura Jr. estão praticamente secos, com a estiagem que já dura cinco anos na região semiárida.

A Pedro Moura Jr. estava com 0,46% da capacidade e a de Bitury com 1,95%. A previsão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é gastar mais de R$ 500 mil mensais só com os caminhões-pipa enviados para a região de Belo Jardim, que vão buscar água nas barragens que atendem a Garanhuns e Agrestina, em melhor situação. São 50 caminhões para o Município e mais 20 para o entorno, que reúne São Bento do Una, Sanharó e Tacaimbó. Parte do dinheiro é da Compesa e outra é de recursos federais, recebidos por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).

Além das cidades da região de Belo Jardim, já são 11 os municípios pernambucanos com a rede de distribuição de água completamente interrompida, sendo abastecidos somente por caminhões. Mais 36 estão com severa restrição de consumo por meio da rede, com rodízios, e usam parcialmente o recurso dos caminhões para atender à população. Até o dia 18 de março, mais sete barragens de Pernambuco estavam em colapso.

A interrupção da rede de abastecimento, na prática, significa que não chega mais água pelo encanamento; as torneiras ficam secas. Para suprir a demanda dos moradores, os caminhões-pipa passam nas ruas distribuindo água em baldes, enchendo caixas d’água ou fontes.

A tendência da crise hídrica no Agreste é piorar, de acordo com o diretor regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo. A principal barragem que abastece a região, Jucazinho, está com 1,25% da capacidade. A previsão da Compesa é que, se não chover o suficiente, o sistema só funcione até maio. “Já estamos com 40 a 50 caminhões-pipa na região de Surubim, Município onde está Jucazinho. Isso deve dobrar caso a barragem entre em colapso em maio”, alerta o diretor.

A solução seria a Adutora do Agreste, que vai usar água do Rio São Francisco para atender a 2 milhões de habitantes em 68 municípios, mas, segundo o diretor regional do Interior, Marconi de Azevedo, a obra está parada desde o ano passado por falta de recursos federais. “Era para estar pronta, mas faltam aproximadamente de R$ 35 milhões a R$ 40 milhões por mês para terminar em 24 meses. Estamos recebendo de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões”. Azevedo informou que com o recurso que entra, só é possível atender o passivo com as empreiteiras. (Com informações do JC On line)

Paulo Câmara defende aproximação do PSB com vice-presidente Michel Temer


O governador Paulo Câmara (PSB) defendeu o diálogo do seu Partido, do qual é vice-presidente nacional, com o vice-presidente da República. Nessa segunda-feira, dia 28, portanto um dia antes dos peemedebistas oficializarem a saída da base de apoio ao governo federal, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, reuniu-se com Michel Temer (PMDB) e Paulo endossou o encontro. Para ele, é legítimo que os socialistas mantenham-se próximos a Temer.

"Sempre que somos convidados participamos de conversa. Debatemos os cenários, as preocupações de todos nós diante de tanta incerteza que está passando o Brasil. Evidentemente que o PSB sempre se colocou à disposição para ajudar com suas propostas e ideias. É um momento de deliberação diante do agravamento da crise. Tão logo isso seja definido é preciso que haja uma unificação de forças com todos os partidos e lideranças para o Brasil voltar a andar", falou.


De acordo com o Governador, o momento é de estreitar a relação político-partidária. No entanto, ele não adiantou se o PSB discutiu com Temer a participação em um futuro governo peemedebista caso ocorra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). "A gente tem sempre que estar abrindo portas, contribuindo para o debate nacional que está tão difícil. Essa (participação em um possível governo Temer) é uma discussão que o partido ainda vai ter. A gente vai ver alternativas e a forma que o PSB pode contribuir para o Brasil. Não há necessidade de deliberar questões como essas de imediato", declarou.

Mais uma vez, Paulo defendeu a celeridade do processo de impeachment, mas não afirmou de forma categórica se é a favor do afastamento da presidente. Ele disse que os fatos são graves e precisam ser analisados e que seguirá a orientação do PSB, que ainda não fechou questão sobre o assunto.

SECRETÁRIOS - Paulo Câmara também comentou a decisão de alguns de seus secretários estaduais, que são deputados federais licenciados, de votarem a favor do impeachment da presidente Dilma. Para isso, os auxiliares - Danilo Cabral (Planejamento e Gestão), André de Paula (Cidades), Felipe Carreras (Turismo) e Sebastião Oliveira (Transportes) - precisarão ser exonerados do posto para assumir o mandato em Brasília. Após a votação do impeachment, eles retornam ao secretariado. "É um desejo pessoal dos deputados de participar de um momento que consideram histórico. A gente respeita, mas tenho dito a eles que é necessário focar em Pernambuco porque as coisas estão muito difíceis aqui", afirmou. Com a saída momentânea dos secretários, quem deve assumir o comando das secretarias serão seus adjuntos. O governador, porém, disse que esse é um assunto que ainda será conversado.


PMDB OFICIALIZA ROMPIMENTO COM O GOVERNO DILMA - O PMDB rompeu oficialmente com o governo Dilma durante reunião do Diretório do partido na tarde dessa terça-feira, dia 29. A ordem da sigla é que ministros deixem cargos. Atualmente, o PMDB ocupa sete ministérios. Além da entrega dos cargos no Executivo, ficou determinado que haverá instauração de processo no Conselho de Ética do partido contra quem permanecer nas funções. 


PARA JARBAS, SAÍDA DO PMDB DO GOVERNO VAI ACELERAR O IMPEACHMENT - Com a saída do PMDB do governo, o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) acredita que o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) fique mais próximo. “Sem dúvida vai ter mais influência no processo do impeachment. Isso pode estimular outras legendas a fazer a mesma coisa, atrair outros partidos”, disse.

Para o Parlamentar, a decisão dessa terça, dia 29, foi “um momento histórico” da legenda. “Demorou, mas o PMDB tomou a decisão”, acrescentou. Jarbas sempre foi um crítico da aliança do PMDB com o PT e manteve sua posição de dissidente do partido durante os governos de Lula e Dilma. “Sempre discordei. Agora, o partido está começando a voltar a ser o que era. Tem que ver a questão dos ministros, que vão entregar os cargos”, acrescentou. (Com informações do JC On line)

terça-feira, 29 de março de 2016

Prefeitura vai Instalar 4 mil Lâmpadas em LED na Iluminação Pública de Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns vai instalar quatro mil lâmpadas em LED no Sistema de Iluminação Pública de Garanhuns. A informação partiu do Prefeito Izaías Régis (PTB).

Segundo Régis, o Governo de Garanhuns vem trabalhando para realizar uma licitação que possibilitará a aquisição das lâmpadas. “Uma lâmpada de 45 watts de LED equivale ao que ilumina uma de 150 watts normal. Então, nós vamos comprar quatro mil lâmpadas em LED para instalarmos nas ruas de Garanhuns”, pontuou Izaías, em entrevista veiculada na Rádio Jornal, revelando que também serão adquiridas novas luminárias. “Também vamos comprar luminárias para instalar em alguns loteamentos de Garanhuns e vamos enviar um projeto de Lei a Câmara para que todos os condomínios e loteamentos só sejam aprovados, a partir da aprovação, com a instalação das luminárias, para que a Prefeitura fique com a responsabilidade apenas das lâmpadas”, acrescentou o Prefeito.

Desde agosto do ano passado, a Prefeitura assumiu a responsabilidade pelo parque de Iluminação Pública de Garanhuns. Atualmente, duas equipes trabalham de segunda a sábado executando a troca de lâmpadas queimadas na Cidade e nos Distritos. As equipes realizam o serviço por localidades e até o final do próximo mês de abril, a estimativa do Governo Municipal é que cerca de 4 mil lâmpadas tenham sido trocadas no Município. 

“Até o final deste ano, com a instalação das lâmpadas em LED, teremos um pátio energético regularizado. Então instalaremos um serviço 0800 para que a população possa solicitar o serviço, que terá uma resposta imediata”, planeja Izaías. 


RECLAMAÇÕES - Mas apesar do trabalho de reposição de lâmpadas estar sendo realizado regularmente pela Prefeitura, muitos cidadãos ainda reclamam da demora no atendimento das suas solicitações.

O cidadão Alex Barbosa, que reside na rua Barão de Nazaré (imagem ao lado), na Brasília, reclama que existem lâmpadas apagadas na rua em que mora há cinco meses. Já Cesar Soares de Lima, revela que na Travessa Mariapólis, bairro do Magano, existe um poste com a lâmpada queimada. “Já fizemos vários apelos e nada! Nessa questão a Gestão ta devendo! Já fizemos nove pedidos na Secretaria e nada!”, pontuou o Cidadão. Enquanto isso, Marcelo José Costa Gomes atribui os assaltos na rua Abílio Camilo Valença, no bairro de Heliópolis, a pouca iluminação. “Moradores colocam lâmpadas fluorescentes na frente das casas, mas se assustam quando chega à conta!”, alertou Marcelo.  

Gil PM vence Pesquisa na Rádio Jornal


“Pode não ter valor cientifico, mas tem valor pessoal”. Foi com essa afirmação que o Vereador Gil PM (PSC) recebeu a notícia de que teria ficado em primeiro lugar numa pesquisa realizada pela Rádio Jornal Garanhuns.

Dentre os Vereadores que integram a Casa Raimundo de Moraes e que devem buscar uma reeleição, Gil PM ganhou com folga. Ele obteve 46 votos, enquanto que Alcindo Correia (PSDC) teve 18 indicações. Luzia da Saúde (PTB) com 7 votos; Sivaldo Albino (PPS) com 6; e Zaqueu Lins (PRB) com 5 também tiveram bons resultados. Gersinho Filho (PTB); Haroldo Vicente (PSC) e Claudio Taveira (PSB) receberam três indicações, cada; enquanto que a vereadora Nelma Carvalho (PSB), com 2 votos; e Audàlio Filho (PSDC) com um, fecharam as indicações dos ouvintes.

Já entre aqueles que deverão tentar conquistar uma vaga no Legislativo Garanhuense nas eleições do próximo dia 2 de outubro, destaque para Andréa Nunes, que obteve 28 votos, sendo a segunda no computo geral. Cristiano Mathias obteve 14 indicações e Jadson Brito, do Indiano, teve 11 votos. Carlos Alex (9); Juca Viana (7); João Gomes (5); Bruno da Luz (4); Ary Júnior (2); Betânia da Cohab II (2); Professor Márcio (2) e Álvaro Fernandes com duas indicações também foram citados, enquanto que Manoel Cohab II; Fernando da Iza; Bozó; Vera Godoi; Professora Nilda e Cabo Gabriel tiveram um voto, cada.


A Consulta foi realizada na manhã dessa segunda-feira, dia 28, no quadro ‘Pesquisa da Super Manhã’, do programa apresentado pelo radialista Ariston Brito, sendo ouvidos 184 pessoas, através de ligações telefônicas, pelo WhatsApp e pela página do Programa no Facebook. Vale salientar que os números não tem valor cientifico, mas podem sinalizar uma tendência do eleitorado Garanhuense na disputa pelas 13 cadeiras da Câmara de Vereadores de Garanhuns.   

Força Tarefa cumpre mandado de reintegração de posse em Correntes


Uma Força Tarefa composta por membros da Polícia Federal, Polícia Militar, Bombeiros, representantes da Caixa Econômica e Oficiais de Justiça cumpriu, nessa segunda-feira, dia 28, mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal na cidade de Correntes.

A Ação foi realizada num conjunto habitacional composto por 502 casas do programa "Minha Casa, Minha Vida". As Habitações haviam sido invadidas por famílias do Município no último mês de janeiro. As casas foram construídas após as enchentes que ocorreram em Correntes em 2010. As famílias que realizaram a ocupação estavam cadastradas para receber as casas, mas até a data da invasão não tinham recebido nenhum imóvel.

A reintegração de posse transcorreu num clima amigável e não houve registro de problemas. Durante a ação, foram utilizados caminhões para transportar os pertences das famílias invasoras. (Com imagens de http://www.vecgaranhuns.com e G1/Caruaru)