sábado, 30 de julho de 2016

CRISE: Órgãos do Governo do Estado tem Fornecimento de Energia Cortado pela Celpe


Assim como aconteceu aqui em Garanhuns com os escritórios do IPA, ADAGRO e ITERPE no último mês de maio (relembre clicando AQUI), prédios públicos estaduais ficaram sem energia elétrica por conta de dívidas junto a Celpe.

De acordo com reportagem publicada no Jornal do Commercio de hoje, dia 30, pelo menos sete prédios da administração estadual ficaram sem energia anteontem e ontem, dias 28 e 29, devido à falta de pagamento. Os edifícios que ficaram no escuro são ligados às secretarias de Desenvolvimento Social, da Mulher, Agricultura e Reforma Agrária, Meio Ambiente, além de órgãos como a Fundarpe, Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Museu Cais do Sertão e o Conservatório Pernambucano de Música.

No final da tarde, houve um entendimento entre o Governo e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) que se comprometeu a voltar a fornecer o serviço ainda ontem. No entanto, o Governo não informou se pagou os débitos ou fez uma negociação. Alguns desses prédios estavam com três contas atrasadas. A Celpe não se pronunciou sobre o assunto. Oficialmente, a Secretaria estadual da Fazenda (Sefaz­PE) divulgou uma nota dizendo que foi surpreendida com a atitude da Celpe no momento em que estava em processo de negociação para equacionar algumas parcelas atrasadas.

A atual crise fez as principais receitas do Estado de Pernambuco cair desde o ano passado, o que influenciou no atraso das contas. No primeiro trimestre deste ano, a arrecadação do ICMS caiu 2,2% e os repasses do Fundo de Participação do Estado tiveram uma redução de 2,9%. Ambos são considerados como receitas importantes no orçamento estadual. (Com informações do Jornal do Commercio de hoje, dia 30/07/2006. CONFIRA)