terça-feira, 12 de julho de 2016

OPERAÇÃO TRÂNSITO SEGURO: Ações do DETRAN geram 7.576 Multas


No primeiro semestre deste ano, a Operação Trânsito Seguro, deflagrada pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), aplicou 7.576 multas em motoristas. Foram 1.262 registros por mês ou 42 por dia. A Ação também registrou 1.413 infratores. No topo da lista de cinco infrações mais comuns, aparece a condução do veículo sem o documento obrigatório, com 13,4% das ocorrências.

Em segundo lugar na lista de notificações, ficou o ato de dirigir sem carteira de habilitação ou permissão, com 11,85%. Conduzir veículo sem usar o cinto aparece em terceiro lugar na relação de infrações (8,89%). A lista das cinco infrações mais cometidas é encerrada por dirigir carro sem licenciamento (8,15%) e guiar sem calçado adequado (5,16%).

A Operação Trânsito Seguro, no primeiro semestre deste ano, abordou 23.058 veículos. Desse total, 11.876 eram motos. O objetivo da ação é fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito, como uso de cinto e proibição de celular, e colaborar com a Lei Seca.

Segundo o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, o Órgão de trânsito vem investindo em tecnologias para a fiscalização. Os principais instrumentos são o auto eletrônico de infração (talão eletrônico), unidades móveis (veículos dotados de câmeras que fotografam as placas dos veículos, identificando se os veículos possuem débitos ou suspeita de clonagem e roubo), além da verificação de documentos dos veículos e condutores.

USO DO CELULAR NA MIRA DAS FISCALIZAÇÕES  O alvo das Infrações relacionadas à atenção do condutor ao volante, a exemplo do uso do celular, de dirigir com uma das mãos ou com o braço pra o lado de fora do veículo, vem sendo ampliadas. Ao todo, numa única semana, segundo o DETRAN, foram 79 autuações relacionadas à falta de cuidados por parte dos condutores, a maior parte (36) relacionadas ao celular. “Assim como a Operação Lei Seca, a Operação Trânsito Seguro ajudará a cultivar hábitos seguros por parte dos atores do trânsito, focando, inclusive, os pequenos deslizes que, somados, aumentam muito o risco de acidentes”, explica o diretor de fiscalização do DETRAN, Sérgio Lins. O uso da cadeirinha para transporte de Crianças; do Cinto de Segurança e do Capacete também vem tendo uma atenção especial dos agentes do Detran-PE e gerando multas para os condutores.

GARANHUENSES NA BRONCA – Mas diante da ação de alguns Agentes de Trânsito aqui em Garanhuns, muitos condutores estão na bronca com a Operação Trânsito Seguro. É que, recorrentemente, Agentes de Trânsito vem se posicionando em esquinas na Cidade para aplicar multas sem que os condutores sequer os visualize. Semanalmente, flagrantes dessas ações de fiscalização são postados nas redes sociais, o que vem gerando a indignação de condutores e cidadãos de Garanhuns. (Com informações e imagens do DETRAN-PE/G1/Agreste Violento)