sábado, 23 de julho de 2016

PRAÇA DA PALAVRA: Mário Rodrigues debate livro premiado com Raimundo Carrero


A programação do Festival de Inverno de Garanhuns não é feita só de música. Está voltada também para uma das maiores vocações culturais da cidade: a literatura. Um dos principais destaques deste ano é a conversa travada entre o escritor consagrado Raimundo Carrero e o professor de português e escritor garanhuense Mário Rodrigues, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2016, na categoria conto.

O Encontro acontece hoje, às 19h, na Praça da Palavra. Receita para se Fazer um Monstro é o título da obra vencedora, que transporta o leitor para a década de 1980 e, sem dó, apresenta uma reflexão e investigação sobre a maldade que muitas vezes está próxima da gente, no âmbito individual e coletivo. "Uma infância cruel gera um adulto cruel. Um dos contos fala sobre uma determinada criança que mata um papagaio de outra por vingança, pois, anteriormente, o dono do papagaio cortou uma pipa sua. É como se a infância fosse o aprendizado de tudo", explica Mário.

Na trama, o conjunto de brincadeiras e descobertas compõe um quadro trabalhado entre a dureza e a ironia, o que nos remete à própria origem da brutalidade que reside na alma dos personagens. "Esse retrato cruel dialoga com os nossos dias, evidenciando as pequenas violências que existem em cada um de nós", conta o autor. Trata-­se de uma compilação de pequenas histórias - muitas ocupando entre uma página ou uma página e meia -­, escritas em sua totalidade dentro de um período de cinco meses, com a consciência e intenção de transforma-­las num conjunto de textos que dialogam entre si, mesmo que separados por narrativas distintas.

"Eu gosto de coletânea de contos quando há um mote entre eles, uma obra com o caráter maior pelo conjunto de familiaridade do que está sendo narrado, e foi justamente isso o que eu fiz," revela Mário. O livro foi produzido em um período delicado da vida do escritor, influenciando diretamente no resultado final. "Ele nasceu um ano antes do meu filho e um ano depois que eu perdi o meu pai, talvez a necessidade de revisitar a infância tenha partido daí", pontua o Escritor.

O prêmio foi algo novo na carreira de Mário Rodrigues e de todos da Cidade, e está servindo como fomento à produção literária, não apenas pessoal, mas para todo o interior do Estado. "Já fui finalista, já recebi menção honrosa, mas isso está sendo algo novo e empolgante, pois conheço muitos escritores do interior que produzem bons livros, mas que ficam se perguntando se o trabalho vai conseguir alcançar visibilidade fora de sua própria Cidade. O prêmio veio para mostrar que se você produz com perseverança, mais cedo ou mais tarde o resultado vem a surgir", diz.

Mário Rodrigues ainda ressaltou o espaço positivo que o conto tem conseguido alcançar nos últimos anos: "O romance sempre foi o ponto primordial comercialmente, mas é bom lembrar que temos Ronaldo Correia de Brito, Marcelino Freire, entre tantos outros contistas levando as escritas mais curtas para públicos mais longos". O escritor voltará à Praça da Palavra, no dia 30, às 16h, falando desse seu novo e premiado trabalho com mediação do escritor, também garanhuense e seu companheiro de geração, Nivaldo Tenório. (Com Informações do Jornal do Commercio – Edição de 23/07/2016)