quinta-feira, 28 de julho de 2016

FIG abre espaço para apresentação das ‘Bonecas da Betânia’



“POR JUNIOR ALMEIDA - Betânia Pedrosa é uma ativa defensora da história e da cultura do município Correntes, que tem um hobby não muito convencional de colecionar bonecas. Professora aposentada, filha do ex-prefeito Antenor Pedrosa, Betânia já foi secretária de cultura, educação e também vereadora. Quando tinha 5 anos de idade, ganhou do seu pai sua primeira boneca, a qual colocou o nome de Kátia. Depois veio a Tereza e a partir da terceira, a menina Betânia resolveu homenagear uma pessoa conhecida com o nome da boneca. A escolhida foi a filha de uma empregada antiga da família, e a boneca recebeu o nome de Dionéia. Daí não parou mais. Hoje em dia são 93 bonecas, todas vestidas pela ex-professora de maneira impecável. É a alta costura em miniatura, que faz simples brinquedos virarem obras de arte.

Celebridades nacionais e internacionais, como Carmen Miranda, Hebe Camargo e Gisele Bündchen, bem como aquelas do nosso convívio regional, a exemplo da colunista social Kitty Lopes, emprestam seus nomes às bonecas de Betânia, além de familiares e amigas as quais a ex-professora diz amar. Tem bonecas com nome de amigas, filhas, netas, avós e até da sogra de Betânia. Segundo ela, as pessoas que foram homenageadas com seus nomes nas bonecas, se sentem extremamente felizes. Ela nos relatou um caso em que ganhou uma boneca careca, e depois de confeccionar uma roupa nova para a peça, deu o nome de uma amiga que estava com um grave problema de saúde, e tinha perdido os cabelos. Betânia diz que a amiga chorou de emoção com a homenagem.

Essa coleção esteve exposta ontem, dia 26, na Praça da Palavra, dentro da programação do 26° Festival de Inverno de Garanhuns, onde no auditório do local Betânia Pedrosa fez uma palestra contando a história de cada peça da sua coleção.

“É uma emoção que se aloja em meu coração, misturada com uma eterna gratidão a Academia de Artes e Letras do Agreste Meridional, representada por seu Presidente, Dr. Osman Holanda e a Fundarpe pela oportunidade de estar inserida na programação do FIG, na Praça da Palavra”, postou Betânia Pedrosa, em seu perfil no facebook. (Com informações e imagens de http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/ e facebook/Divulgação)