quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Estudantes de Garanhuns se destacam em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica


Dois estudantes da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, localizada na comunidade do Parque Fênix, aqui em Garanhuns, se destacaram na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no último mês de maio.

De acordo com a coordenadora da Escola Municipal Miguel Arraes, Josélia Dia, o estudante Gabriel Henrique de O. Sales, que conquistou uma medalha de prata, nem iria fazer a prova. “Ele disse que nem estava preparado para fazer o exame. Eu insisti um pouco e consegui convencê-lo a fazer a prova”, afirmou. Gabriel, de 17 anos de idade, fala sobre a conquista. “Ainda nem caiu à ficha. Eu nem tinha estudado. Estou muito feliz. Sei que é uma ótima imagem para a nossa escola”, comemora o estudante. Já Cleverton Avelino Costa, tem 11 anos de idade. O Estudante ganhou uma medalha de bronze. “Estou muito feliz. Eu fui pego de surpresa, pois pensava que a prova ia ser em dezembro. Muito bom saber desse resultado”, afirmou Cleverton.

A Olimpíada contou com a participação de 838.156 alunos distribuídos por 9.552 escolas em todo o Brasil. A OBA possui uma única fase, constituída de uma prova, e é aberta à participação de instituições de ensino públicas e privadas. A olimpíada acontece anualmente e é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA é executada por uma comissão de astrônomos profissionais e engenheiros dos dois órgãos organizadores.

“São em resultados como esses que percebemos o quanto o ensino tem avançado. Isso prova que estamos no caminho certo. Nossos alunos estão de parabéns!”, ressaltou a secretária de Educação, Janecélia Marins. Os Estudantes receberão certificados e medalhas das mãos do Prefeito Izaías Régis (PTB) no próximo dia 1° de dezembro, em evento promovido na sede da Prefeitura. (Com informações e imagens de Ruthe Santana/SECOM/PMG)