terça-feira, 24 de novembro de 2015

Idéia de Privatização nos Parques de Garanhuns gera Polêmica


O Prefeito Izaías Régis (PTB) concedeu uma entrevista à revista Movimentto no último mês de julho, que agora, quatro meses depois, começa a repercutir nas mídias sociais, sobretudo no Facebook e Whatsapp. É que Régis abordou o tema privatização, se referindo diretamente aos Parques de Garanhuns.

Na entrevista, Izaías declarou: “nós temos dois belíssimos parques e eu sonho em poder um dia privatizá-los para oferecer uma estrutura melhor para os moradores da cidade e turistas, além de gerar empregos. Não quero vender, mas privatizar, porque o turismo se faz com atrativos para os turistas”. A repercussão nas mídias sociais é grande e já se ensaia a formação de um movimento para evitar a concretização do “projeto do Prefeito”.

O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com Izaías para apurar detalhes desse projeto de privatização. “Não vamos vender, nem doar os Parques, apenas estamos projetando formas de torná-los mais atrativos, tanto para a nossa população, quanto para os turistas”, esclareceu o Prefeito, adiantando que trabalha na realização de um Chamamento Público para legalizar a concessão de um espaço no Parque Euclides Dourado visando à instalação de um Café (que comercializaria sucos e lanches), mais precisamente nas imediações da antiga Casa de Pombos.


“A privatização será dos equipamentos dentro dos Parques!”, alertou o Prefeito, explicando em seguida: “o Parque continuará sendo do Município, mas o empreendimento instalado no espaço público, que trará renda para a Prefeitura, será da iniciativa privada. Então, para usufruir do serviço, as pessoas teriam que pagar. Esse modelo é adotado no Mundo todo”, pontuou Régis.

Izaías se utilizou de um exemplo concreto para defender a sua tese de “desenvolvimento para a Cidade”. “O Pau-pombo, por exemplo, alguém paga para utilizar o bem público naquele Bar? E os produtos que são consumidos lá são de graça? Não!”, comparou o Gestor, apresentando em seguida: “se conseguirmos instalar uma Pista de Gelo no Parque Euclides Dourado, o Empresário, dono da pista, vai pagar uma taxa ou aluguel da área para o Município. Nós vamos arrecadar recursos, e o dono da Pista vai cobrar pelo serviço oferecido ao visitante”, concluiu o Prefeito, confidenciando que a Prefeitura vai construir, em breve, cinco chalés, em alvenaria, no Parque Euclides Dourado, que serão repassados em comodato para comercialização de artesanato, plantas e outros produtos.