segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CONCURSO DE GARANHUNS: Ministério Público consulta Tribunal de Contas e Candidatos aprovados fora das Vagas podem ser Chamados


No último mês de setembro, o Blog do Carlos Eugênio publicou uma reportagem em que o Prefeito Izaías Régis (PTB) não sinalizou positivamente quanto à possibilidade dos candidatos aprovados fora das vagas no Concurso Público, promovido pelo Governo de Garanhuns, serem chamados. De acordo com Régis, muitos dos contratados, cujos vínculos se encerram no próximo dia 31 de dezembro, são vinculados a Programas Federais que não têm a continuidade garantida, o que inviabilizaria as convocações. A época, a posição do Prefeito chegou a ser contestada por um candidato ao cargo de Enfermeiro.

Agora, um novo fato deve gerar um reboliço no Governo Municipal. É que alguns candidatos aprovados para o cargo de Enfermeiro, levaram até o Ministério Público a informação de que a Prefeitura possui 67 profissionais de enfermagem contratados e que, segundo Eles, o Prefeito poderia convocar 33 enfermeiros concursados para os Postos de Saúde; outros dois para o CAPS e mais um para a Secretaria Municipal, totalizando 36. Todavia, no Certame realizado pela Prefeitura no inicio deste ano, apenas três vagas foram ofertadas.

Clique na imagem para ampliar.
Diante da denúncia dos Candidatos, o Ministério Público, por meio do promotor Domingos Sávio (foto acima), solicitou uma posição oficial do Tribunal de Contas de Pernambuco. A resposta à demanda do MP foi favorável aos candidatos. Segundo o TCE, o Órgão examinou casos concretos sobre o polêmico tema através dos Acórdãos TC nº 0227/14 e TC nº 904/14 e assim se posicionou: “nada obstante terem nascido como programas, o SAÚDE DA FAMÍLIA, PACS, PACE, PETI, SAMU, NASF, CAPS, CEO, SAÚDE BUCAL, ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA, CRAS, CREAS, PROJOVEM ADOLESCENTE, dentre outros, passaram a ser estratégias, ações de governo (financiados por meio de repasses de Fundos), pelo que adquiriram caráter permanente, implicando na admissão de pessoal para suprir suas necessidades pela via do concurso público”.  

Com a posição oficial do Tribunal de Contas em mãos, o Promotor Domingos Sávio, determinou a notificação do Prefeito Izaías Régis, para que compareça, pessoalmente, a sede do Ministério Público, aqui em Garanhuns, no próximo dia 10 de dezembro, para que possa discutir o assunto e proceder à formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A expectativa dos candidatos é que outros profissionais, além dos três previstos no Concurso, sejam convocados. 

O Blog do Carlos Eugênio esta a disposição do Governo de Garanhuns para publicar a sua versão a respeito do tema abordado nesta reportagem.      

Clique AQUI para conferir a documentação enviada pelo Tribunal de Contas ao Ministério Público.