quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MARCHA PELA ÁGUA: População de Iati, Águas Belas e Itaíba se mobiliza pela conclusão da Adutora do Agreste


“Quem tem sede tem pressa! Venha caminhar conosco”. Esse é o mote da Marcha pela Água da Adutora do Agreste e a Redenção de um Povo. Trata-se de uma mobilização viabilizada por diversas instituições governamentais, não governamentais e religiosas dos municípios de Iati, Águas Belas e Inajá, todas localizadas no Agreste Meridional.

A Marcha consiste numa caminhada que terá inicio nessa quinta-feira, dia 19, em Iati, e segue até o domingo, dia 22, com chegada prevista na Adutora do Jatobá, instalada nas imediações do município de Tupanatinga. “A meta é chamar a atenção dos Governos Federal e Estadual quanto à necessidade de acelerar as obras da Adutora do Agreste, que num primeiro momento, trará água dos poços profundos da Bacia do Jatobá para Iati, Águas Belas e Inajá”, pontua o Padre Jorge, Prefeito de Iati, um dos participantes da Mobilização.

“A situação é muito difícil. O nosso Município beira um colapso no abastecimento. Não contamos com o abastecimento por parte da Compesa e a Prefeitura não tem recursos para locar carros-pipa. Estamos contando apenas com a água que é captada em poços recentemente perfurados pela Prefeitura ou em mananciais localizados no vizinho município de Saloá. Situação semelhante é vivida em Águas Belas e Inajá. Só mesmo a chegada da água da Adutora do Agreste poderá resolver essa grave situação”, revela o Padre Jorge.


Diversos movimentos sociais e membros da sociedade civil organizada dos Municípios integram a mobilização. “Contamos com a participação de órgãos como os Sindicatos Rurais, MST, MLST, CONTAG, FETAPE, CUT, Associações Indígenas e Quilombolas, COOPANEMA, Assentados da Reforma Agrária, além de comunidades espíritas e religiosas dos três Municípios. Todos estão juntos nessa mobilização, pois precisamos da água da Adutora do Agreste para vislumbrarmos a esperança para o nosso povo”, registra o poeta Sandoval Ferreira, que é natural de Iati, desempenha a função de Secretário de Cultura do Município e integra a comissão organizadora da Marcha. 

ADUTORA DO AGRESTE - Iniciada em junho de 2013, as obras da Adutora do Agreste vem sendo realizadas pela Compesa com recursos federais e custarão R$ 1,385 bilhão para levar a água, inicialmente, para 23 cidades. As obras vem sendo realizadas em ritmo muito lento por conta dos baixos repasses de recursos federais. A Adutora receberá água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, que está com 80% de sua obra concluída. Estima-se que a entrega do projeto só aconteça em 2017.

Durante reunião de trabalho que teve, em Brasília-DF, no último dia 27 de outubro, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) se encontrou com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Paulo pediu ao Ministro para acelerar a análise de um Plano de Antecipação, feito em setembro, para mudar o plano de trabalho e liberar mais recursos para as obras, todavia não houve qualquer sinalização nesse sentido até o momento. 

Clique em player e ouça a entrevista com o secretário Sandoval Ferreira, que participa da organização da Marcha: