segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Natal de Garanhuns é Destaque na Folha de Pernambuco


Esse é destaque na Folha de Pernambuco:

“A cidade de Garanhuns, localizada no Agreste pernambucano, a 230 km do Recife, preenche bem os requisitos de quem busca um Natal com programação cultural e decoração robustas. O município recebe, sempre de sexta-feira a domingo, até o dia 6 de janeiro, a 3ª edição do Natal Luz, evento que promove atividades temáticas em diversos pontos da região.

Tendo iniciado no dia 20 de novembro, estão programadas 136 apresentações de 80 atrações, entre corais, bandas, pastoris, reisados e shows de artistas como Agnaldo Timóteo (19/12). O investimento de quase R$ 1 milhão no evento reflete uma estratégia diferente do prefeito Izaías Régis (PTB). Enquanto gestores de outros municípios optam por reduzir ações relacionadas à cultura, no cenário da crise econômica atual, o petebista decidiu manter grandes eventos, como o próprio Natal Luz, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e o Garanhuns Jazz Festival.

“Além de ser uma celebração ao período natalino, o Natal Luz tem como objetivo aquecer a economia da região, impulsionando o comércio e o turismo locais”, justificou o Gestor. De acordo com Izaías, o evento tem condições de injetar novo fôlego ao turismo interno, já que os viajantes tendem a buscar alternativas a viagens mais distantes por conta da alta do dólar. Sob o tema “O mundo encantado de Papai Noel”, estão decorados diversos pontos turísticos de Garanhuns, como a Praça Tavares Correia, onde fica o famoso Relógio das Flores; a Praça Souto Filho, onde está instalada a Fonte Luminosa; e o Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura da cidade.

Concebida por Michelle Régis, filha do Prefeito, a decoração é composta por dezenas de símbolos natalinos, ao exemplo de Papais Noéis, renas, duendes, bonecos de confeiteiro e presépios. Todas as peças foram criadas por artesãos da região. Cerca de 40 pessoas trabalharam na montagem dos polos, entre costureiras, técnicos de iluminação, trabalhadores em madeira e estruturas metálicas. A expectativa é de que o evento gere a ocupação de 90% da rede hoteleira da cidade, que conta com 17 meios de hospedagem.

Planejado desde janeiro de cada ano, o Natal Luz vem se consolidando como um dos grandes eventos da Cidade. De acordo com o Prefeito do Município, a ação foi inspirada nas festas de Natal de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Gramado, no Rio Grande do Sul. Para ele, o diferencial de Garanhuns é a garantia de gratuidade das atrações, financiadas pelo Governo Municipal e por apoiadores privados, enquanto as Cidades citadas costumam cobrar pelas opções de suas programações”. (Com informações e imagens da Folha de Pernambuco, edição de 30/11/2015)