sexta-feira, 27 de novembro de 2015

REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE GARANHUNS: Presos ateiam fogo em Colchões e Danificam Celas


Uma rebelião de presos foi registrada na tarde desta sexta-feira, dia 27, na Cadeia Pública de Garanhuns. Cogita-se que o tumulto foi motivado pelo atraso do pagamento do Auxílio Alimentação. É que há cinco meses os detentos não recebem o Beneficio.

De acordo com informações do 9º BPM, por volta das 13h, os presos do Pavilhão 'B" da Cadeia deram inicio a rebelião. Com ânimos bastante exaltados, os 107 presos daquele pavilhão, queimaram colchões e danificaram parte da estrutura física de algumas Celas.

Diante da situação e considerando a possibilidade de uma intervenção Policial, foi mantido contato com Ministério Público objetivando a presença de um representante do Órgão. O Dr. Francisco Dirceu Barros, Promotor de Justiça da 1ª Vara Criminal de Garanhuns e o Dr. Francisco Milton Araújo Júnior, Juiz de Direito do Juizado Especial Civil estiveram na Cadeia, buscando sanar a rebelião. O Promotor, juntamente com o Major Hudson Moura, do 9º BPM, negociaram com os presos e por volta das 16h50min foi restabelecido o controle da Cadeia Pública, passando os detentos a obedecerem às ordens policiais.

Um presidiário, identificado por Daniel Antônio Gonçalo da Silva, foi socorrido ao Hospital Regional Dom Moura pelo Corpo de Bombeiros após passar mal depois de inalar a fumaça decorrente da queima dos colchões. O Detento não corre risco de morte.

Informações dão conta que os presos serão transferidos para outras Unidades Prisionais. “Quero aproveitar para agradecer o engajamento de todos, de serviço e de folga, pela forma profissional e técnica como procederam e atenderam a convocação deste Comando para a resolução da crise instalada na Cadeia Pública de Garanhuns. Uma tropa como a do 9ºBPM é motivo de orgulho e de satisfação, não apenas para qualquer Comandante, mas principalmente, para a sociedade. Uma tropa que ignorou toda e qualquer preocupação com desgaste e risco físico para evitar uma grande tragédia que poderia ter se instaurado na cidade de Garanhuns”, registrou o comandante do 9º BPM, o Tenente-coronel Ely Jobson, após a ação. (Com informações e imagens de www.agresteviolento.com.br e Arlete Santos/Rádio Jornal Garanhuns)