segunda-feira, 23 de novembro de 2015

MAIS DE 100 KM A PÉ EM BUSCA DE ÁGUA: Iati, Águas Belas, Itaíba e Tupanatinga mobilizados pela Conclusão das obras da Adutora do Agreste


Depois de percorrerem mais de 100Km a pé, dezenas de cidadãos dos municípios de Águas Belas, Iati, Itaíba e Tupanatinga se reuniram, nesse domingo, dia 19, nos poços da Bacia do Jatobá, um dos eixos das obras da Adutora do Agreste, para protestar. É que aqueles Municípios sofrem com a falta d´água e suas lideranças entendem que só com a conclusão das obras da Adutora será possível resolver o colapso hídrico vivido naquela Região.

Com o mote: “Quem tem sede tem pressa! Venha caminhar conosco”, a Marcha pela Água da Adutora do Agreste e a Redenção de um Povo, que teve inicio em Iati no último dia 19 e passou por Águas Belas, Itaíba e Tupanatinga, foi marcada pela participação de diversos movimentos sociais e membros da sociedade civil organizada daqueles Municípios. Sindicatos Rurais, MST, MLST, CONTAG, FETAPE, CUT, Associações Indígenas e Quilombolas, COOPANEMA, Assentados da Reforma Agrária, além de comunidades espíritas e religiosas dos quatro Municípios integraram a Mobilização. “Queremos chamar a atenção dos Governos Federal e Estadual quanto à necessidade de acelerar as obras da Adutora do Agreste, que num primeiro momento, trará água dos poços profundos da Bacia do Jatobá para Iati, Águas Belas, Tupanatinga e Itaíba”, registrou o Padre Jorge (PTB), Prefeito de Iati, um dos participantes da Mobilização.

O senador Humberto Costa (PT) esteve na reta final da mobilização e firmou Compromisso de agendar um Encontro das lideranças locais junto ao Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em Brasília, para tratar do assunto. “Também faremos um pronunciamento nessa terça (dia 24) no Senado, relatando essa mobilização, as reivindicações e o sofrimento vivido nessa região”, pontuou o Senador, que é ligado politicamente a presidente Dilma Rousseff (PT).

“Ainda temos um longo caminho a percorrer, isso significa que não podemos nos dispensar, pois essa luta está apenas começando. Ficou muito claro que o resultado da conclusão dessa Adutora passa está em nossas mãos”, chamou a atenção o Prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes (PT), dando a entender que outros movimentos serão realizados em busca da conclusão do ramal que levará a água da bacia do Jatobá para Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati.

ADUTORA DO AGRESTE - Iniciada em junho de 2013, as obras da Adutora do Agreste vem sendo realizadas pela Compesa com recursos federais, todavia os serviços vêm sendo realizados num ritmo muito lento por conta dos baixos repasses de recursos federais. A Adutora receberá água do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, que está com 80% de sua obra concluída. Estima-se que a entrega do projeto só aconteça em 2017.

Clique em player e ouça e confira o Compromisso Firmado pelo Senador Humberto Costa: