terça-feira, 24 de novembro de 2015

AUDIÊNCIA EM BRASÍLIA: Funcionamento da UPA 24h é Incerto


O Prefeito Izaías Régis (PTB) está em Brasília-DF onde cumpre agenda administrativa. Nesta terça-feira, dia 24, o Gestor esteve no Ministério da Saúde, onde participou de uma audiência com o Ministro da Saúde Marcelo Castro para tratar do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), que está sendo edificada no bairro Francisco Figueira (Cohab 2). O Deputado Federal Jorge Côrte Real (PTB) também participou do Encontro.

De acordo com o Prefeito, o objetivo da audiência foi expor e oficializar as dificuldades do Município em manter a UPA, quando a Unidade entrar em funcionamento. "O custo para a manutenção mensal da UPA é de mais de um milhão de reais. O repasse do Governo Federal não representa 20% desse valor o que torna improvável que o Município consiga resolver arcar com os custos. Minha preocupação, enquanto Gestor, é que não consigamos manter a Unidade de Saúde, já que o custo é muito alto para o Governo Municipal", chamou a atenção Régis.


Ainda segundo Izaías, apesar de a Unidade estar sendo edificada em Garanhuns, pacientes de todos os municípios do Agreste Meridional serão atendidos na UPA 24h. “Os técnicos do Ministério da Saúde sugeriram que fizéssemos um Consórcio com os Municípios da Região, mas alertei das dificuldades vividas e disse que tem Prefeito que não vem conseguindo sequer pagar a folha de pagamento”, relatou Izaías, que complementou: "é extremamente importante para o efetivo funcionamento da UPA que haja para uma parceria entre os Governos Federal e Estadual, só assim será possível manter a UPA 24h em nossa Cidade", alertou o Prefeito, mostrando-se frustrado com a possibilidade da Unidade não entrar em funcionamento no próximo ano.

Régis em vista, no inicio de 2015, as obras da UPA 24H. 
Com obras orçadas em quase R$ 2 milhões de reais (R$ 1.940,702, 91) e recursos oriundos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura, a UPA, caso venha a funcionar, oferecerá o serviço de emergência, 24 horas, durante os sete dias da semana. A Unidade, de porte II, terá capacidade para atender, em média, 300 pacientes por dia. As Obras foram iniciadas em agosto de 2014 e deveriam ter sido concluídas no último mês de julho, mas segundo Izaías, foram prorrogadas para julho de 2016. Ainda de acordo com o Prefeito de Garanhuns, cerca de 60% da construção já está concluída.

O Governante Garanhuense permanece na Capital Federal até amanhã, dia 25, quando retorna a Garanhuns. Na quinta-feira, dia 26, o Gestor terá agenda apenas interna no Palácio Celso Galvão. (Com informações e imagens de Ezandra Ribeiro/SECOM/PMG)