segunda-feira, 2 de novembro de 2015

GARANHUNS: Guardas Municipais acusam Prefeitura de desrespeitar Leis e não cumprir acordos com a Categoria

Imagem: Arquivo 2015 

O Blog do Carlos Eugênio publicou no último dia 28 de agosto deste ano que os Guardas Municipais de Garanhuns estavam na ‘bronca’ com o Prefeito Izaías Régis (PTB) e registravam que desde o inicio da atual gestão vivem no “aperto e no sufoco!”. Passados 66 dias da publicação da reportagem: “GuardasMunicipais estão Insatisfeitos com Prefeito Izaías Régis”, a ‘bronca’ continua. É que segundo o SIDGUARDAS (Sindicato que representa os profissionais), os acordos firmados entre Guardas e Governo de Garanhuns não estão sendo concretizados.    

Em novo contato com o Blog do Carlos Eugênio, o SIDGUARDAS, através do seu Presidente e do Vice-presidente, os Guardas Municipais João Paulo Deodato e Ivaldo Matias, respectivamente, relataram que foi firmado um acordo entre o Sindicato e o Governo Izaías Régis visando à implantação do Plano de Cargos e Carreira da categoria, mas a Prefeitura não cumpriu. “Nós já estamos trabalhando 180 horas. Antes era 120 horas, esse foi o acordo. A não adequação a essa Lei vem gerando prejuízos financeiros a todos os Guardas e como se isso não bastasse, ainda tivemos a diminuição na quantidade de extras e, por mais absurdo que pareça, diminuíram o valor do extra”, registrou Deodato.

“É muito desgastante e humilhante estar correndo atrás de gestores há mais de dois anos cobrando que Eles façam o certo! Só queremos ter os nossos direitos garantidos, pois estamos trabalhando e temos que ser remunerados na forma da Lei. É só isso”, pontuou Ivaldo Matias, em contato com o Blog via WhatsApp, arrematando em seguida: “a Gestão atual não respeita as Leis. Estão aplicando o repouso remunerado e com isso diminuindo o valor da Extra. Segundo o Art.5º, da Lei nº 605/1949 isso é Inconstitucional”, chamou a atenção Matias, que também citou o Estatuto Geral dos Guardas Municipais (Lei nº 13022/2014); Estatuto e Regime Disciplinar da Guarda Municipal de Garanhuns (Lei nº 3926/2013) e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal de Garanhuns (Lei nº 3927/2013), como Leis que vêm sendo descumpridas pelo Governo de Garanhuns.

A POSIÇÃO DA PREFEITURA – Em contato com o Blog do Carlos Eugênio em agosto último, o Prefeito Izaías Régis (PTB) registrou que diante da crise financeira a Prefeitura não teria como viabilizar reajustes salariais naquele momento, mas não descartou a implantação do Plano de Cargos e Carreira dos Guardas Municipais. Já em relação à redução no valor e na quantidade de extras dos Guardas, Régis enfatizou que teria que obedecer a legislação referente à hora-extra e registrou que a Prefeitura recebeu recomendação do Tribunal de Contas nesse sentido. 

O Blog não conseguiu manter um novo contato com o Prefeito para atualizar as informações prestadas no último mês de agosto.