domingo, 8 de maio de 2016

Garanhuenses cobram Pagamento de Terreno para Construção do Hospital Mestre Dominguinhos


A crise financeira que assola o País e de forma específica o Estado de Pernambuco vem fazendo com que o Governador Paulo Câmara (PSB) tenha que protelar o cumprimento de diversos compromissos de Campanha. Dentre eles está à construção do novo Hospital Regional do Agreste Meridional, denominado de Mestre Dominguinhos, previsto para ser construído às margens da BR-423, nas imediações do acesso ao Distrito de São Pedro.

A falta de recursos é tanta que até mesmo o terreno onde deverá ser construída a nova Unidade Hospitalar ainda não foi pago aos proprietários pelo Estado. Diante dessa realidade, o portal V&C Garanhuns traz a informação que uma representação de cidadãos garanhuenses, integrada pelo ex-vereador Mauro Faustino (PSB), Ricardo Marques de Noronha, Arthur Moura e o empresário Edival Veras (PSB), encaminhou Oficio ao Governador solicitando a liberação dos recursos para que seja efetuado o pagamento do terreno. O documento foi enviado via o Gerente da Casa Civil, Sandoval Cadengue. "A placa informativa da obra colocada há dois anos, que existia no terreno onde está para ser construído o Hospital Regional encontra-se caída, o que passa um clima de abandono da futura obra, que sabemos, não foi apenas uma promessa de campanha, mas um compromisso do Governo do Estado que será cumprido com maestria", revela trecho do documento enviado ao Governador pelos cidadãos do Município.

Essa é a segunda oportunidade em que o Governador é cobrado pela obra por aliados. Em julho do ano passado, o deputado Estadual Lucas Ramos (PSB) e o ex-presidente da Codeam, Eudson Catão (PSB), aproveitaram a presença do governador Paulo Câmara em Garanhuns, para entregar um documento, solicitando, entre outras ações para o Agreste, a construção do Hospital Mestre Dominguinhos. “Apesar da crise não podemos deixar de lutar e reivindicar o novo Hospital, que se faz necessário para termos uma saúde de qualidade para a Região”, registra trecho do documento entregue a Câmara pelos socialistas.

Em janeiro do ano passado, o secretário Estadual de Saúde, Iran Costa registrou, em entrevista publicada no JC Online (CONFIRA), que o Estado já possuía recursos para as obras. “Já temos mais de R$ 25 milhões garantidos no orçamento do Estado para a obra do novo hospital”, pontuou. Ainda segundo o auxiliar do Governador, a época da entrevista (03/01/2015), os projetos estavam concluídos e a licitação seria aberta nos meses seguintes, o que até agora não aconteceu. A reportagem do JC ainda registrou a informação de que a área onde será erguido o Mestre Dominguinhos foi desapropriado pelo ex-governador Eduardo Campos, faltando pagar pelo terreno.

Em sua passagem por Garanhuns, em março do ano passado, por ocasião do Seminário Todos por Pernambuco, o Governador Paulo Câmara (PSB) reforçou o compromisso de construir o Hospital Regional Mestre Dominguinhos. “Vamos cumprir sim esse compromisso, porque é um compromisso de nossa Campanha, mas acima de tudo é importante e fundamental para a melhoria da saúde do nosso Povo”, pontuou o Governador. De acordo com informações preliminares do Projeto, o novo Hospital Regional terá 12 mil metros quadrados de área construída; emergências adulto e pediátrica; bloco cirúrgico; enfermaria com 106 leitos. A previsão é de que o atual regional, o Dom Moura, funcione como hospital-escola do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), que funciona no Campus Garanhuns.

Clique em player para ouvir a posição do Governador Paulo Câmara, em março de 2015, sobre o Novo Hospital Regional do Agreste Meridional e outras ações para o Agreste: