quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Iati registra novos casos da Febre Chikungunya. Águas Belas e Itaíba também apresentam grande incidência de Dengue


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou o registro de sete novos casos da febre Chikungunya em Pernambuco, sendo um em Olinda e seis no município de Iati. Com isso, sobe para 13 o número de casos confirmados da doença em Pernambuco.

Os números, divulgados incluem dois casos importados da Bahia, notificados em Iguaraci e nove casos com transmissão autóctone, oito deles notificados em Iati e um no Recife. Outros dois casos estão tendo sua linha de transmissão investigadas. Um foi registrado em Olinda e outro em Itaíba. Ao todo, a SES já notificou 216 casos suspeitos de Chikungunya este ano, sendo 172 deles descartados.

De acordo com a Pasta, ações de bloqueio estão sendo realizadas junto às secretarias de saúde Municipais onde há casos confirmados e nas cidades vizinhas, ampliando o raio de atuação. As ações consistem no tratamento casa a casa, intensificando as visitas às residências, com uso de bombas motorizadas costais.





O vírus do Chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, doença endêmica no Brasil e em zonas tropicais da América Latina.  Os doentes podem apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo.

Em 2014 foram notificados 23 casos suspeitos de chikungunya em Pernambuco. Desse total, 19 casos foram descartados e 04 foram confirmados como importados (um de ocorrência em Brejo Santo, no Ceará e outro do município de Feira de Santana, na Bahia, além de dois pacientes que visitaram a Colômbia).


DENGUEAté o dia cinco de setembro foram notificados 99.938 casos de dengue (34.552 confirmados), distribuídos em 185 Municípios. Isso representa um aumento de 549,75%% em relação às notificações do mesmo período de 2014, quando foram registrados 15.381 casos suspeitos (6.049 confirmados).

Os municípios com o maior número de casos notificados são: Recife (22.545), Camaragibe (6.465), Jaboatão dos Guararapes (5.323) e Caruaru (3.330), totalizando 37.663 casos (37,69% do total). Já os municípios mais incidentes (número de casos por 100 mil habitantes), de 28 de junho a 2 de agosto, são: Iati (938,72), Fernando de Noronha (624,13), Itaíba (513,94) e Águas Belas (470,55).


Procurada pelo Blog do Carlos Eugênio, a Prefeitura de Iati se pronunciou sobre o assunto através da seguinte Nota Oficial:


"PREFEITURA MUNICIPAL DE IATI
SECRETARIA DE SAÚDE
Departamento de Vigilância em Saúde

= NOTA OFICIAL =

                A Prefeitura Municipal de Iati, através da Secretaria de Saúde e por intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que vem adotando constantes medidas visando combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypt por meio da intensificação de visitas domiciliares por parte dos Agentes de Endemias e com a realização de trabalhos educativos nas comunidades, postos de saúde e escolas do Município.

A Prefeitura informa ainda que diante do agravamento do quadro, e mais especificamente depois da confirmação de casos positivos de Chikungunya, ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt foram intensificadas, com constantes divulgações através da rádio local, carro de som e internet, bem como através da pulverização com larvicida, utilizando Bombas Costais operadas por Agentes de Endemias.

Vale registrar que o Município de Iati vem mantendo entendimentos junto a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da V Geres, com o objetivo de contar com o apoio daqueles órgãos nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt.

SECRETARIA DE SAÚDE
Departamento de Vigilância em Saúde".