domingo, 27 de setembro de 2015

GARANHUNS: Prefeitura fecha Centro de Reabilitação e Fisioterapeuta teme que Pacientes fiquem sem Atendimento


O Centro de Reabilitação de Garanhuns, criado em 2009, e que realiza cerca de 1.500 atendimentos por mês, fechará as suas portas a partir do próximo dia 1º de outubro. A informação foi repassada a Imprensa pelo secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo Góis, durante coletiva na última sexta-feira, dia 25.  

De acordo com o Secretário, os 100 pacientes que são atendidos no Centro de Reabilitação serão encaminhados para serviços conveniados com o Governo Municipal. Ainda de acordo com Góis, com a medida, o Município economizará em torno de 70% de suas despesas e ainda poderá ampliar a oferta do serviço de fisioterapia.

Mas de acordo com o fisioterapeuta Fabrício Alex, que atendia no extinto Centro de Reabilitação de Garanhuns, a mudança será prejudicial para os pacientes que necessitam dos atendimentos, já que dificilmente as clinicas de fisioterapia de Garanhuns terão condições de atender a demanda gerada com o fechamento do Centro de Reabilitação de Garanhuns. O Profissional fez um desabafo através do facebook. Confira:

Fabrício Alex - Fico triste em presenciar o caos que nosso país esta vivendo... Vou tentar ser o mais breve possível em descrever o fato que esta acontecendo com a população de Garanhuns e com minha pessoa, no âmbito profissional. 

Trabalho como Fisioterapeuta - Traumatoortopedista, e me dedico ao serviço público deste município e deste país há mais de 8 anos. 

Tentado amenizar o sofrimento, dores, restaurando funções motoras, que na maioria das vezes são vitais para a vida destes meus pacientes, no qual, muitas das vezes são politraumatizados, tanto fisicamente, quanto emocionalmente, pois o que passam para conseguir um atendimento, um consulta, é triste e até mesmo chega a ser indescritível.

Pois bem, hoje chego ao meu posto de atendimento e sou logo chamado por minha coordenadora e comunicado que a partir de hoje o CENTRO DE REABILITAÇÃO DE GARANHUNS - PE, não irá mais funcionar, e que todos os seus funcionários estão sendo chamados para realizar a quebra de contrato. 

Mas, até aí tudo bem. Porque, os afetados serão apenas os Fisioterapeutas, que na maioria e nesse caso, trabalham também em outros serviços e não dependem apenas desse vinculo para levar o pão de cada dia para casa (diga-se de passagem um vinculo que não paga o que realmente deveria ser pago).

Mas, agora pergunto. E o povo, o cidadão, o doente, o usuário do SUS? O paciente que precisa do atendimento para sobreviver e na maioria das vezes para retornar as suas atividades profissionais, para poder deixar de ser usuário do INSS. Onde fica o respeito por esse povo? Onde esta a dignidade? Onde esta o direito de saúde, regido pela constituição? O respeito por esse povo, que paga seus impostos, que elege esses governantes corruptos. 

Caros governantes, vocês acham que TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO, não é caso de necessidade imediata? Que não é de necessidade vital? Pois, continuo perguntando à vocês. Sofram um acidente motociclístico (no qual é o campeão, nas estatísticas traumatoortopédicas), neste acidente fraturem alguns ossos do seu corpo, nem tanto, fraturem apenas um osso. Realizem a cirurgia reparadora com o melhor cirurgião ortopédico do Brasil, e depois voltem para casa, sem nenhuma orientação, sem nenhum auxílio para uma REABILITAÇÃO. Será que a cirurgia será um sucesso? Será que você governante, voltará a desempenhar as suas funções daquela região do corpo, que sofreu o acidente e foi reparada por uma cirurgia, normalmente e sem sequela? Você governante ainda continua achando que FISIOTERAPIA, não é importante para a vida e para a saúde de uma população? Vale salientar, que estou falando apenas da Fisioterapia Traumatoortopédica, a area que atuo. E quando se fala, na Fisioterapia Neurológica, que também é campeã em procedimentos. Quantos pacientes precisam de recuperação funcional, pós AVC(Acidente Vascular Cerebral)? E dentre outras, patologias e problemas enfrentados pela população, que você governante desconhece, e que a FISIOTERAPIA soluciona com a sua atuação.

Mas, fico ainda mais triste em saber, que esse meu desabafo não será levado à sério pela maioria das pessoas deste meu país, e da minha cidade Garanhuns - PE, que tanto AMO, e sei que não será levada à sério, principalmente pelos nossos governantes e seus gestores. Que não estão, tão pouco se importando com o bem estar de toda uma população, seja o profissional ou seja o paciente.


Porém, fica minha insatisfação com o descaso que chegamos e com o que ainda iremos enfrentar.


Peço à Deus força e sabedoria para poder continuar ajudando aos meus pacientes, com o que melhor sei fazer, e com o DOM que Deus me deu, que é REABILITAR E FAZER FISIOTERAPIA, seja importante ou não para a SOCIEDADE E PRINCIPALMENTE PARA OS GESTORES E GOVERNANTES DESSE BRASIL E DE MINHA QUERIDA GARANHUNS - PE.

Fabrício Alex 
Fisioterapeuta
Especialista em MMSS / RPG / Osteopatia / Traumatoortopedia

CREFITO 1 - 81672 – F”.