sábado, 12 de setembro de 2015

DEMISSÕES E REDUÇÃO DE SALÁRIOS: Prefeitos do Agreste adotam Medidas de Redução de Gastos


Em busca de alternativas para equilibrar as contas municipais, manter em dia os pagamentos e dar continuidade aos serviços básicos ofertados à população, Prefeitos de cidades do Agreste Meridional estão reunindo suas equipes e apertando o cinto, a meta é cortar gastos para que as Prefeituras não fechem as suas portas.

O Prefeito Danillo Godoy (PSB), de Bom Conselho, foi o primeiro a tomar medidas para conter a crise. Ele suspendeu eventos festivos e reduziu em 20% seu salário, da Vice-prefeita, dos secretários, diretores e chefes de Departamentos. Também houve redução no consumo de energia elétrica, telefone e nos gastos com combustíveis, através da adequação no uso da frota de veículos do Município, que aos finais de semana e após as 18 horas durante a semana, não podem ser utilizados, salvo em casos de saúde pública.

Já em Correntes, o Prefeito Edimilson da Bahia (PSB) reuniu a sua equipe e decidiu paralisar diversas ações da Prefeitura. Foram adotadas medidas de suspensão na: contração de novas despesas, o pagamento de diárias; aquisição de passagens aéreas ou terrestres; participação de servidores em Congressos; realização de eventos e pagamento de horas extras ou qualquer outra bonificação. O Governante Correntino também determinou a redução de 25% em todos os contratos com fornecedores; a redução da frota de veículos locados; extinção de funções gratificadas e reenquadramento salarial dos cargos comissionados; fusão de Secretarias Municipais; redução de gasto com aluguéis; extinção de gastos com publicidade e comunicação e redução nos salários do Prefeito e Vice-prefeito em 30%, bem como dos secretários em 20%.


“É certo que, após a adoção dessas medidas, que dependem da soma dos esforços de cada colaborador desta gestão, o Município terá maior capacidade de ultrapassar o difícil momento vivenciado pela nação e voltará a crescer com maior pujança”, pontuou o Prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia.

Informações dão conta que os Prefeitos de Iati, Padre Jorge (PTB) e São João, Genaldi Zumba (PSD) também reunirão as suas equipes e devem anunciar ao longo da próxima semana medidas de contenção de gastos. Em Iati, por exemplo, é grande a possibilidade de que servidores sejam exonerados e contratos sejam rescindidos. Já em Águas Belas, a Prefeitura também passa por dificuldades e alguns compromissos com prestadores de serviço estão deixando de ser cumpridos por falta de dinheiro em caixa.    

Aqui em Garanhuns, apesar da economia do Município estar equilibrada, o Governo Municipal vem mantendo Programas Federais com recursos próprios, visando não suspender o atendimento à população.    

Todo esse alvoroço nos municípios, sobretudo nos de pequeno porte, vem se dando em virtude das constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de renda dessas Cidades. 

Segundo informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio, o FPM em agosto foi repassado com um decréscimo de 23% em relação ao mesmo período em 2014. Já no primeiro decêndio de setembro (dez primeiros dias) o repasse apresentou uma queda de 38,07% em relação ao ano passado. “Desse jeito a conta não fecha e não podemos cumprir com as obrigações da Prefeitura. O momento é ruim e precisamos da compreensão de todos, pois os cortes vão atingir todas as áreas em nosso Município”, registrou o Prefeito de Iati, Padre Jorge, sem adiantar as medidas de contensão de gastos que serão adotadas pelo Governo Iatiense.