segunda-feira, 14 de setembro de 2015

CRISE SEM FIM: Prefeito anuncia Cortes e Demissões em Iati


Diante das constantes reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e buscando alternativas para equilibrar as contas municipais; manter em dia os pagamentos e dar continuidade aos serviços básicos ofertados à população, o Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB) reuniu-se com o secretariado municipal e, juntos, resolveram adotar uma série de medidas de contensão de gastos na Prefeitura.

É que segundo informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o FPM (principal fonte de renda dos municípios de pequeno porte) em agosto foi repassado com um decréscimo de 23% em relação ao mesmo período em 2014. Já no primeiro decêndio deste mês de setembro (dez primeiros dias) o repasse apresentou uma queda de 38,07% em relação ao ano passado. “Desse jeito a conta não fecha e não podemos cumprir com as obrigações da Prefeitura. O momento é ruim e precisamos da compreensão de todos, pois os cortes vão atingir todas as áreas em nosso Município”, registrou o Prefeito de Iati, Padre Jorge.

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura de Iati para cortar gastos estão: redução no consumo de energia elétrica, telefone e nos gastos com combustíveis, através da adequação no uso da frota de veículos do Município. Também estão suspensos: a contração de novas despesas (salvo em casos de extrema necessidade); o pagamento de diárias; a participação de servidores em Conferências; a realização de eventos festivos e o pagamento de horas extras. O Governo Iatiense estuda, inclusive, a fusão de algumas secretarias municipais; o corte de todas as gratificações de servidores; e a redução, através de Decreto, dos salários do Prefeito e do Vice-Prefeito em 20% e dos Secretários Municipais em 10%.

“Nós também estamos fazendo um levantamento para entregarmos os prédios alugados e buscar adequar os órgãos públicos na sede da Prefeitura”, pontuou o Prefeito, que finalizou: “é difícil demitir, exonerar, sobretudo num momento como esse. Mas manter o pessoal trabalhando e não conseguir pagar no final do mês é ainda pior. Vamos fazer esses cortes e esperar que essa Crise passe rápido, para que possamos voltar a contratar e a dar emprego ao nosso Povo”, finalizou o Prefeito Padre Jorge.

Clique em Player e ouça a entrevista com o Prefeito Padre Jorge: