Essa foi destaque no Blog do Magno:
Pernambuco
está entre os quatro Estados brasileiros que não cumpriram, em 2011, as metas
do movimento “Todos pela Educação” no aprendizado em português e matemática nos
anos iniciais e finais do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino médio.
De acordo com o relatório “De Olho nas Metas”, de cada 100 alunos pernambucanos
do ensino médio, só sete aprenderam o que deveriam em matemática e 20 atingiram
o conhecimento desejável sobre língua portuguesa.
As fontes
utilizadas na elaboração do relatório fazem parte de estatísticas oficiais do
Ministério da Educação e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE).
Questionado
pelo Jornal do Commercio sobre os dados apresentados, o secretário estadual de
Educação, Ricardo Dantas (foto), disse que os índices não refletem a realidade do
ensino público em Pernambuco. “O relatório usa o Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb), do MEC, que é amostral e não censitário. O erro na
origem da amostra leva a conclusões que não reproduzem nossa realidade”,
ressaltou.
O ensino médio, principal desafio educacional do
Brasil, tem apenas 10,3% de seus estudantes com aprendizado em matemática
adequado a sua série. Além de baixo, o dado ainda representa piora: em 2009, o
percentual era de 11%. Em português, o índice ficou em 29,3%, estável em
relação ao levantamento anterior.